MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de janeiro de 2011 Desenvolvimento Social

Projetos sociais dão perspectivas a jovens de Rio Claro

Competências para conquistar o mundo. Estes são os diferenciais que 70 jovens dos projetos Pró-Jovem e Geração XXI carregam na bagagem neste início de ano, após receberem o certificado de conclusão dos cursos, em dezembro último, quando 15 deles já se encontravam inseridos no mercado de trabalho.

 “Esses são os jovens que queremos e trabalhamos para ter, por meio das dinâmicas e cursos oferecidos pelos projetos visando a inclusão social e qualidade de vida familiar”, diz a secretária municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira. Segundo Luci, “a busca pelo primeiro emprego não pode ser tomada como uma imposição, e sim como um ato espontâneo e alegre, com base nos conhecimentos adquiridos”.

Presente ao evento a vice-prefeita Olga Salomão manifestou o desejo de expandir esse aprendizado, oferecendo maior número de vagas nos projetos. “Em 2011 vamos nos empenhar para formar 300 adolescentes nestes cursos, oferecendo a eles oportunidades de inserção no mercado de trabalho os tornando mais capacitados e, por isso, mais seguros”.

O Pró-Jovem é um projeto lançado pelo Governo Federal e desenvolvido pelo município em parceria com a Casa Transitória Verdade e Luz. Tem como objetivo capacitar os participantes que atuarão como multiplicadores de conhecimentos em diversos temas transversais, como juventude e saúde, juventude e emprego, juventude e meio ambiente, juventude e cultura, juventude, esporte e lazer, e ainda juventude e cidadania.

Já o Projeto Geração XXI foi criado pelo Governo do Estado e é desenvolvido pelo Município por intermédio da Secretaria Municipal de Ação Social em parceria com a Agência de Desenvolvimento Social Rio Claro (ADESÃO), e tem como objetivo formar ecoempreendedores que poderão atuar nas áreas de biojóias (jóias feitas com sementes), objetos decorativos, découpage e outros produtos comercializáveis que podem ser feitos com matéria prima retirada da natureza.

Os alunos passam ainda pelos cursos de Inclusão Digital, Musicalização, Artesanato, Costura e Patchwork, Jardinagem e Paisagismo, Alemão e Scrept Book, que ensina fazer álbuns de fotos com materiais recicláveis.

Além dos cursos, os jovens que frequentam os projetos Pró-Jovem e Geração XXI recebem atendimentos diversos, individuais e em grupos, extensivos à família, dentre eles atendimento psicológico, social e encaminhamentos necessários à rede social e aos diversos parceiros e apoiadores, que recebem os adolescentes para o primeiro emprego.

Os recém-formados estão aptos a ingressar no primeiro emprego e aqueles que não forem contratados serão direcionados à Economia Solidária, que está à luz de nosso município, oferecendo um espaço mais amplo de políticas públicas.

Empresas interessadas em contratar os recém-formados para o primeiro emprego podem entrar em contato com o a Casa do Pró-Jovem, pelo tel. (019) 3536-2123.

Skip to content