Após inauguração oficial das novas instalações do CRAS Independência e do Centro Municipal Integrado Beija-Flor, às 9 horas, a festa prossegue com bandas, brincadeiras e guloseimas
A Prefeitura Municipal de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, inaugura neste sábado (12), às 9 horas, as novas instalações do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Região Jardim Independência e do Centro Comunitário Integrado Beija-Flor, ambos na Rua M-7 nº 490, entre as Avenidas M-21 e M-23. Durante a solenidade o prefeito Du Altimari fará a entrega de um termo de Cessão de Uso à Associação de Moradores e Amigos Beija-Flor.
Autoridades e convidados serão recepcionados ao som da Banda União dos
Artistas Ferroviários de Rio Claro. A festa prossegue após abertura solene, com show da dupla Valdevir e Valdinei, brincadeiras para as crianças e distribuição de cachorro quente, refrigerante, sorvete, pipoca e algodão doce.
Sobre o CRAS Independência
CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Possibilita o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social (SUAS).
A unidade da Região Independência tem 5.000 famílias referenciadas e atende, em média, 1.400 famílias por ano. Oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, voltados às famílias que apresentam situações de vulnerabilidade e que requerem a proteção de assistência social para garantia de seus direitos socioassistenciais.
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias compreende as seguintes ações: Acolhida (Recepção no CRAS, Entrevista, Visita Domiciliar); Acompanhamento Familiar (Serviços Socioeducativos para Famílias, Atendimento Individualizado às Famílias, Atendimento Domiciliar); Atividades Coletivas/Comunitárias (Reuniões de Planejamento Participativas, Palestras, Campanhas Socioeducativas, Eventos Comunitários); Encaminhamento com acompanhamento, para benefícios e serviços socioassistenciais ou para as demais políticas setoriais; Articulação Intersetorial: reuniões com a Rede Local, Articulação e fortalecimento de grupos sociais locais; Busca Ativa (Deslocamento das equipes; Convite para participação em ações do PAIF, Articulação com profissionais de outros serviços setoriais, movimentos sociais, universidades e outras instâncias).
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é realizado em grupos, organizado a partir de percursos, garantindo aquisições progressivas de seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, visando complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Possui articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), garantindo a matricialidade sociofamiliar da política de Assistência Social.
O usuário tem acesso aos serviços por encaminhamento de outros serviços da Rede, por meio da Busca Ativa por parte da Equipe do CRAS, por indicação de amigos e vizinhos ou procura espontânea. Mais informações podem ser obtidas pelo tel. 3535-4558 ou 3532-6991.
Sobre o Centro Comunitário Integrado Beija-Flor
O Centro Comunitário Integrado Beija-Flor foi uma iniciativa de Grupos Comunitários da Igreja Católica, inserida no Orçamento Participativo do ano de 1997 e, portanto, uma conquista da Comunidade, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social.
No dia 1º de dezembro de 2002 houve o lançamento da pedra fundamental, mas o início das atividades no Centro Comunitário só ocorreu em fevereiro de 2004, administradas pela Associação de Moradores e de Amigos Beija-Flor, composta pelos grupos que iniciaram todo o processo, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social.
Em 2007, foram iniciadas as obras do Centro Comunitário Beija-Flor II, ao lado do prédio principal. Com a conclusão da obra, as atividades do Centro Comunitário Beija Flor I passaram a ser desenvolvidas no novo prédio, cedendo as dependências do Beija-Flor I para as instalação da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Jardim Independência.
Abrange os bairros: Vila Martins, Cervezão, Jardim Progresso, Jardim Independência, Parque São Jorge, Jardim Santa Clara, Jardim São João, Arco-Íris, Mãe Preta e Bonsucesso
As atividades do Centro Comunitário são coordenadas por uma comissão formada por representantes da Associação de Moradores do Bairro, Pastoral da Criança e grupos de Terceira Idade. Dentre as atividades desenvolvidas encontram-se: Atividades Sociais, Cívicas, Artesanais, com jovens, idosos e deficientes, reuniões mensais com lideranças, reuniões com grupos de Terceira Idade e Reuniões com Pastorais.