A Rede do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio Claro está mais forte e atuante com as reuniões itinerantes que acontecem já há alguns meses. Reuniões mensais também são realizadas, desde 2009, com o objetivo de discutir e propor ações visando a garantia dos direitos da criança e do adolescente.
As reuniões itinerantes propiciam maior integração, troca de informações sobre os diversos serviços oferecidos pelo Município, melhora do fluxo de encaminhamentos, mais agilidade no processo de articulação e elaboração de propostas para o município.
No dia 19 (quarta-feira), a reunião itinerante foi realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com a participação de diversos segmentos, dentre eles representantes da Defensoria Pública, secretarias de Educação Municipal e Estadual, Fundação Casa, Senac Rio Claro, Centro de Habilitação Infantil Princesa Vitória, Conselho Tutelar, Centro de Atendimento Psicosocial (CAPS I), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Creas, professores e mediadores.
Para a secretaria municipal de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, é importante que serviços como esse sejam descentralizados: “Com as reuniões mensais realizadas em lugares diferentes, todos os representantes têm a chance de vivenciar mais de perto as dificuldades enfrentadas por outros segmentos e contribuir para que as mesmas sejam sanadas, fortalecendo as propostas e ações voltadas às nossas crianças e adolescentes”.
Dentre os mais recentes avanços obtidos com as reuniões itinerantes, destaque para o fortalecimento da Rede e articulação das ações, a exemplo do apoio à criação do CAPS I e a elaboração do fluxo de encaminhamentos à rede socioassistencial.
A próxima reunião da Rede está agendada para o 19 de março, às 8h30, na Escola Estadual João Batista Negrão.