MENU

accessible_forward Acessibilidade
04 de fevereiro de 2011 Desenvolvimento Social

Rio Claro deve receber mais de 20 mil pessoas nos CRAS em 2011

No ano passado quase 15 mil cidadãos foram atendidos pelos cinco CRAS instalados no Município

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em Rio Claro estão sendo importante referência na busca pela qualidade de vida da população. Com quatro CRAS em pleno andamento (Jardim Bonsucesso Novo Wenzel, Jardim Brasília, Jardim Bandeirantes, Jardim Independência), mais o CRAS Jardim Panorama, inaugurado em novembro de 2010, o Município prevê atender mais de 20.000 pessoas no decorrer de 2011, oferecendo novas oportunidades aos usuários e suas famílias, por meio da prestação de serviços diversificados.

“Ainda para este ano temos previsão de implantarmos outros CRAS em regiões de maior demanda, agilizando o atendimento aos cidadãos que necessitam de orientações e apoio para a inserção social a que têm direito”, diz a secretária municipal de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira.

Implantados pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Ação Social, os CRAS são referência para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sistema público com modelo de gestão participativa, que articula esforços e recurso dos governos municipal, estadual e federal com o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

As equipes dos CRAS são formadas por profissionais especializados, como assistentes sociais e psicólogas, os quais acolhem e acompanham as famílias por meio de visitas domiciliares, encaminhamentos a serviços diversos, formação de grupos de convivência e fortalecimento da comunidade com encaminhando à rede de serviços.

Atividades desenvolvidas pelos CRAS

· Mapeamento, organização e articulação a Rede Sócioassistencial local;

· Formação de Grupos de Convivência com os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC);

· Formação de Grupos de Convivência com as famílias que estão em descondicionalidade do Programa Bolsa Família;

· Execução do Programa Renda Cidadã, que oferece capacitação a mulheres chefes de família;

· Execução do Programa Ação Jovem, voltado à educação de adolescentes e jovens de 15 a 24 anos e 11 meses;

· Atendimento aos beneficiários do Bolsa Família, com orientações diversas e esclarecimentos quanto à situação do benefício, como desbloqueio, transferência, agendamento de atualização e novos cadastros;

· Encaminhamento à capacitação profissional e geração de trabalho e renda;

· Produção e divulgação de informação sobre os programas, projetos, serviços e benefícios sócioassistenciais.

Mais informações podem ser obtidas no CRAS de sua região:

· CRAS Jardim Bandeirantes – tel. 3536-1745

· CRAS Jardim Bonsucesso/Novo Wenzel – tel. 3523-8726

· CRAS Jardim Brasília – tel. 3523-6734

· CRAS Jardim Independência – tel. 3535-4558

· CRAS Jardim Panorama – tel. 3523-1980

Skip to content