em>Reunião ampliada do Conselho Municipal do Idoso discutiu, dentre outros assuntos, a formação da Rede Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos dos Idosos
O Conselho Municipal do Idoso (CMI), vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, reuniu-se na terça-feira (12), com o principal objetivo de formar comissões temáticas para as questões relativas ao idoso. Dentre os convidados, estiveram presentes representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O grupo discutiu a formação da Rede Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos dos Idosos, a qual está sendo elaborada na Assessoria do Idoso, vinculada ao Gabinete do Prefeito.
< Também foi discutida importância da participação do Conselho em outros eventos, como o Fórum da Rede Global Amigo do Idoso a ser realizado em São Paulo no dia 27 de abril, visando instituir Rio Claro e região como “Cidade Amiga do Idoso”. Na reunião foi discutida a necessidade de definir o plano de ação do CMI para o ano, o que inclui agendar visitas às entidades relacionadas e divulgar o Estatuto do Idoso.
Clarice da Silva Reis, usuária do Centro Dia do Idoso e membro do Conselho, disse estar “ajudando o Conselho a ver e a perceber as necessidades dos idosos”, e pretende auxiliar com as visitas às entidades.
Para Maria Clara Linn Arakaki, representante do Grupo Eletricitários, a importância do evento está em “traçar objetivos e metas para 2011, usando a reunião para formular o projeto”.
José Luiz Riani Costa, representante da Unesp, ressaltou a importância da participação dos grupos de idosos na Pré-Conferência de Saúde, com data prevista para 16 de Maio na Unesp de Rio Claro.
Já a representante da Fundação Municipal de Saúde, Tayane Traina, preocupou-se em alertar os idosos sobre a vacina da gripe, que acontece a partir de 25 de Abril, esclarecendo que “a vacina protege a saúde da população”.
Antonio Carlos Riani Costa, Presidente do Conselho Municipal do Idoso e mediador da reunião, destacou “a importância da articulação dos diversos setores, tanto do Poder Público quanto da sociedade civil, na implementação da Política Municipal do Idoso”, e completou com frase de Arnaldo Antunes: “A coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer”.