A Prefeitura Municipal de Rio Claro, em projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ação Social, recupera a história da Assistência Social do Município nos últimos nove anos. Torna-se, assim, pioneira no Estado de São Paulo, com a inauguração do Acervo Documental interno, realizada na quarta-feira (14).
A criação do espaço objetiva garantir a preservação dos documentos, o controle e acesso por parte dos funcionários, a transparência da administração, o direito do cidadão de ter acesso à documentação pública, e, ainda, possibilitar que esse material possa ser utilizado como fonte de pesquisa.
A inauguração do Acervo contou com a presença das três últimas secretárias de Ação Social – Célia Maria Cestaro Christofoletti, Eunice Franco Bueno e Maria Cândida Crespo Nevoeiro – todas recepcionadas e homenageadas pela secretária municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira, na forma de uma galeria de fotos das ex-secretárias e secretária atual. Também as assistentes sociais da pasta foram homenageadas na ocasião.
O prefeito Du Altimari lembrou na oportunidade que a história da Assistência Social em Rio Claro já vem de outras administrações: “Sinto-me orgulhoso que esta trajetória, marcada por tantas experiências valiosas, seja recuperada nesta administração, que dá prioridade às demandas sociais”.
A secretária Luci ressaltou que o acervo é “um presente para toda comunidade, em especial para as assistentes sociais de Rio Claro, que podem consultá-lo quando tiverem necessidade”. Segundo a secretária, “futuramente o Acervo será incorporado ao Arquivo Público e Histórico do Município, que em muito colaborou para que chegássemos a este resultado. Outros documentos serão coletados junto aos projetos e programas sociais de Rio Claro para integrarem o Acervo”, acrescentou.
Participaram da solenidade a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosana Altimari; vereadora Raquel Picelli; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ione Helena Bernardo; presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária, Auro Aparecido Mendes; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marco Aurélio Campos; e o deputado estadual Aldo Demarchi.
O Acervo reúne documentos que se encontravam guardados na sede da Secretaria de Ação Social, referentes ao período 2006-2014, organizados sob os títulos: Fundo 1- Políticas e Planejamento de Ações Sociais; Fundo 2 – Ações de Proteção Social às Famílias em Situação de Vulnerabilidade e Risco Social; Fundo 3- Ações de Proteção Social à Criança e ao Adolescente; e Fundo 4- Gestão da Assistência Social Básica e Especial de Média e Alta Complexidade.
Mais informações ou agendamento para consultas pelo tel. (19) 3522-1930.