MENU

accessible_forward Acessibilidade
05 de maio de 2016 Desenvolvimento Social

Rio Claro inaugura Recinto Feiral de Economia Solidária neste sábado

A Prefeitura de Rio Claro, por meio do Programa Municipal de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Assistência Social e parceria com a Unesp, inaugura neste sábado (07), às 9h30, o Recinto Feiral de Economia Solidária na rotatória da Rua 3-A com a Avenida 50-A, no Jardim América. Das 9 às 15 horas, haverá a primeira Feira de Economia Solidária, que se repetirá todos os sábados e, em casos excepcionais, nos demais dias da semana.

“É mais um sonho que se realiza no sentido de oferecer espaço aos trabalhadores informais, que assim têm a chance de vender seus produtos de forma ordenada e programada. Além de novas oportunidades de geração de renda, o espaço oferece à comunidade um local de fácil acesso, onde se pode encontrar produtos artesanais de qualidade em diversos segmentos, desde artesanato à alimentação, cultura, arte, oficinas e formações, contribuindo com a economia informal”, diz a secretária municipal de assistência social, Luci Helena Wendel Ferreira.

O projeto receberá mais de 100 empreendedores, representando 31 empreendimentos solidários nesta primeira edição. Os mesmos se inscreveram anteriormente e passaram pela aprovação do Conselho Municipal de Economia Solidária (Comes). Outros Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) ou empreendedores informais que desejam participar de outros eventos no Recinto Feiral de Economia Solidária podem obter informações das 7h30 às 16h, no Centro Público de Economia Solidária, na Rua 10, entre Avenidas 28 e 30 – antigo prédio da Unesp, ou pelos telefones 3524-3054 e 3523-4623.

O objetivo geral do Recinto Feiral é proporcionar um espaço de comercialização e consumo de produtos e serviços, pautados nos princípios da Economia Solidária, valorizando o trabalho desenvolvido por Empreendimentos Econômicos Solidários de Rio Claro.

O espaço contará com 60 estandes voltados a EES que atuam nos segmentos de agricultura, alimentação, confecção, triagem/reciclagem, microcrédito, cultura, agroindústria familiar, artesanato, prestação de serviços (construção civil, beleza, limpeza, etc), inovação tecnológica com materiais recicláveis, entidades de apoiou e/ou assessoria e/ou universidade, entidade de representação de trabalhadores na economia solidária.

Os estandes serão designados, mediante sorteio, aos EES aprovados pelo COMES. A Prefeitura arcará com toda infraestrutura, equipamentos de som e palco e fiscalização do espaço, em ações intersecretariais planejadas com outras secretarias, dentre elas Cultura, Turismo, Desenvolvimento Econômico, Sepladema, Agricultura, Saúde, Educação, Segurança, Mobilidade Urbana, Esporte, Manutençção e Paisagismo e Fundo Social de Solidariedade. O regimento interno do Recinto Feiral foi instituído e aprovado pelo Decreto nº 10.501 de 5 de fevereiro de 2016, assinado pelo prefeito Du Altimari. Pode ser consultado acessando o link http://www.rioclaro.sp.gov.br/diariooficial/2016/02/20160219_736.pdf.

Pular para o conteúdo