No evento foi elaborado um manual único de economia solidária para todo Brasil, visando a criação de leis que garantam as conquistas do setor
A II Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), realizada em Brasília nos dias 16 e 18 de junho, recebeu cerca de 2.000 delegados e suplentes, eleitos em conferências regionais e estaduais de todo território nacional.
Rio Claro foi representado pelos delegados Valdemir Santos de Lima, educador ambiental e coordenador do setor de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Ação Social e por Fabiano Castilho, sociólogo e representante do Consulado da Mulher.
Os principais objetivos da II Conaes foram estabelecer metas e diretrizes para a Economia Solidária em âmbito nacional, fortalecer as redes brasileiras de economia solidária e também elaborar um manual único de economia solidária único para todo Brasil, visando a criação de leis que garantam as conquistas do setor.
“A participação de Rio Claro foi muito importante para a atualização de informações e troca de experiências, as quais, repassadas aos grupos de economia solidária do município, servirão de base para articulações de eventos e criação de empreendimentos que possam integrar ainda mais os grupo que atuam neste setor”, diz o coordenador.
Para a secretária de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, a proposta de incentivar a criação e a integração dos grupos de economia solidária já existentes parte do conceito de que todos têm o direito de trabalhar e viver com dignidade. “Reciclando seus conhecimentos e utilizando-os na confecção de produtos manuais de boa qualidade, os grupos podem unir-se em empreendimentos de pequeno e médio porte, comercializando seus produtos de forma atraente e gerando renda de forma solidária”.