O município de Rio Claro realiza a partir da próxima quinta-feira (25) a IX Conferência Municipal de Assistência Social – SUAS: 8 anos de Conquistas, com o tema “A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”. O evento se estenderá na sexta-feira e sábado, 26 e 27 de julho, no auditório do refeitório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM).
Os horários das atividades na conferência serão os seguintes: quinta-feira (25) – das 19 às 21h15; sexta-feira (26) – das 8 às 16h30 e sábado (27) – das 8 às 16h30. As inscrições podem ser feitas pelo site pmrc.vilaclick.com.br.
Segundo a secretária municipal de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, a assistência social deu um salto de qualidade muito grande após a Constituição de 88. Hoje está descentralizada nos municípios, o que é muito importante para um melhor acompanhamento das políticas públicas e melhorar cada vez mais o atendimento social.
“O Conselho da Assistência Social nos chama para conferirmos juntos o que foi feito até agora na área social em Rio Claro. Podemos crescer muito mais, mas para isso temos que ter a participação da comunidade na construção de políticas públicas que garantam o avanço ou implantação dos serviços sociais que o cidadão precisa e tem direito”, diz a secretária.
Nos meses de junho e julho, os centros de referência de assistência social (Cras) coordenaram sete pré-conferências voltadas à população do entorno. Uma oitava pré-conferência foi realizada na sede da Guarda Mirim, envolvendo trabalhadores da assistência social. As oito pré-conferências contaram com a participação de 669 pessoas, as quais elaboraram 301 propostas distribuídas entre os seis temas que serão trabalhados durante o evento.
Organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio da Secretaria Municipal de Ação Social, a Conferência Municipal de Assistência Social é voltada aos usuários do setor, gestores e trabalhadores, representantes de órgãos públicos, entidades e organizações, trabalhadores nas demais políticas públicas, conselhos setoriais, universidades, ministério público, poderes Legislativo e Judiciário.
Durante a conferência serão discutidos seis eixos: O Cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processo de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Gestão dos Benefícios no SUAS e Regionalização.
Conferências de assistência social são espaços de participação popular e democracia direta, de modo a qualificar e aproximar cada vez mais as necessidades da população com as políticas públicas ofertadas pelos governos municipal, estadual e federal. A participação direta dos usuários e trabalhadores permite o debate e a construção da política pública de assistência social como um sistema único.