O município de Rio Claro sediou nesta terça-feira (14) a terceira edição do Fórum da Proteção Social Básica com o tema “O fortalecimento do trabalho em rede nos territórios”. O evento foi realizado no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM) e contou com a participação de profissionais ligados às políticas públicas de atendimento à população, além de gestores, estudantes e interessados no assunto.
O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, participou da cerimônia de abertura do evento. “Criamos o programa Nova Vida que dá oportunidade a pessoas em vulnerabilidade, que precisam de respeito e carinho. É assim que temos de atender a todos e o trabalho de vocês, do serviço social, é muito importante”, destacou.
Já Érica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social, ressaltou a importância de se respeitar os usuários dos programas sociais. “Nossa rede é feita por eles e precisamos contar com a união das secretarias municipais para desenvolver um bom trabalho”, declarou.
Maria Aparecida Ribeiro Germek, diretora regional de Assistência e Desenvolvimento Social – Drads Piracicaba, destacou a relevância de debater a proteção social entre os municípios. “A proteção social básica é preventiva para que os problemas não se instalem. O desafio hoje é melhorar a qualidade dos serviços prestados e discutir novas metodologias de trabalho”, afirmou. “Quando a proteção básica se reúne está fortalecendo ainda mais a proteção especial”, completou Eliana Cristina Vaz da Silva, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.
“Precisamos fazer funcionar a liga entre os setores envolvidos no trabalho de atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social”, observou o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba. O vereador Júlio Lopes comentou que é preciso atender essa população e parabenizou os profissionais pela seriedade com que tratam o assunto.
Os participantes do fórum também assistiram palestra ministrada pela professora Patrícia Mustafá, da Unesp de Franca, além de discutir propostas para a rede de atendimento.