MENU

accessible_forward Acessibilidade
16 de abril de 2019 Desenvolvimento Social

Serviço especializado para pessoas em situação de rua tem novo endereço

Em 2018 mais de 1.100 abordagens foram feitas.

As pessoas em situação de rua contam com um novo espaço de atendimento no município de Rio Claro. O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que antes funcionava no terminal rodoviário, está atendendo em novo endereço. Na terça-feira (16) o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, esteve no local para conhecer as novas instalações do serviço, que é resultado de parceria da prefeitura de Rio Claro com o Instituto Viver e Conviver.

“O trabalho realizado pelo Seas é fundamental para o bom acolhimento dos moradores de rua, e deve respeitar o direito de ir e vir de cada cidadão e também levar em consideração os interesses da população em geral”, observa o prefeito Juninho. “A articulação entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Segurança tem sido muito importante na realização destes atendimentos”, destaca o prefeito.

A sede do serviço em março foi transferida para imóvel na Avenida 9, no bairro Saúde. “A mudança foi proporcionada pela prefeitura para oferecer melhor acolhimento ao público atendido, o que representa importante ganho para o serviço”, destaca Erica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social, acrescentando que a partir de parcerias como essa, o município investe financeiramente no desenvolvimento de trabalho de políticas públicas para o atendimento à população.

O Seas realiza busca ativa à população de rua oferecendo atendimento especializado e encaminhamento aos serviços públicos, quando necessário. “Em 2018 o trabalho de busca ativa realizou 1.140 abordagens”, informa Eliana Vaz, coordenadora do Seas. Durante o trabalho, equipe de profissionais percorre o município, inclusive orientando a comunidade. “A equipe inclui assistente social, psicólogo e educador social”, enumera Isis Rodrigues, educadora social.

Nas próximas semanas, material informativo será distribuído à comunidade reforçando a importância de não se dar esmolas. A recomendação é para que o cidadão em situação de rua seja orientado a procurar pelos serviços oferecidos no município.

Pular para o conteúdo