Na manhã de 28 de junho (quinta-feira) os moradores da região do bairro Consolação foram despertados pelo som alegre e forte da Fanfarra Jovem de Rio Claro, que desfilou pelos arredores anunciando e convidando a todos para uma grande festa. O desfile da fanfarra foi uma ação da Prefeitura Municipal de Rio Claro, que por intermédio da Secretaria de Ação Social, inaugurou o sétimo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. A nova unidade foi denominada CRAS Região Bairro do Estádio e atende a população na Rua 15 nº 368 – Consolação, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
O CRAS Região Bairro do Estádio foi criado para incrementar ainda mais os serviços antes oferecidos à população da região por meio do III Pólo de Assistência Social. Ao todo, são auxiliadas cerca de 35.000 famílias, com média de 5.000 atendimentos em cada uma das sete unidades do CRAS (Região Jardim Independência, Região Jardim Panorama, Região Jardim Bandeirantes, Região Jardim Brasília, Região Jardim Bonsucesso/ Novo Wenzel, Região Terra Nova e Região Bairro do Estádio).
Para Evanice da Silva (31), moradora no bairro desde que nasceu e beneficiária do Bolsa Família, é de extrema importância ter uma unidade do CRAS por perto. “É reconfortante saber que em qualquer coisa que eu precisar, poderei encontrar ajuda aqui”, declarou Evanice.
Berenice Rosana Gomes Altarugio, coordenadora do CRAS Região Bairro do Estádio, diz que este momento é mais um marco importante na trajetória da Secretaria de Ação Social, pois representa também o empenho de profissionais que buscaram mais um Centro de Referência no trabalho de assistência social: “A transformação do III Pólo em CRAS significa mais um passo de uma longa caminhada no processo de garantia de direitos”, completou Berenice.
“Agradeço a todos os meus amigos companheiros de trabalho, que não mediram esforços para tornar realidade nossas aspirações, uma grande conquista para nós e para todo o povo rio-clarense, porque queremos que todos tenham qualidade de vida, e só se obtém isso quando a gente cuida daqueles que mais precisam”, emocionou-se Luci Helena Wendel Ferreira, secretária de Ação Social.
Construir cada vez mais Centros é uma forma da Secretaria Municipal de Ação Social aliar-se aos programas Brasil Sem Miséria, visando uma vida melhor para todo cidadão brasileiro.
Além da Prefeitura, os CRAS recebem recursos do Governo Federal, o que permite investimentos em uma equipe de profissionais especializados para o atendimento digno às famílias.
Na seqüência do evento, os participantes foram presenteados com a linda melodia do Grupo Harmonia, regido pelo professor Bruno Braunger, e formado pelos músicos Aidê, Ariovaldo, Fábio, Helena, Matias e Paula, que é também psicóloga do CRAS.