MENU

accessible_forward Acessibilidade
04 de abril de 2012 Desenvolvimento Social

Tirar das ruas para fortalecer o crescimento

Crianças e adolescentes do Jardim Brasília ganharam, na última segunda-feira (2), um dia especial de lazer no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Região Jardim Brasília, com direito a escorregador, pula-pula e cachorro quente. A recreação foi oferecida pela Bio-Vida, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social, dentro do Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS) e dá continuidade ao passeio ecológico realizado pelo bairro no início de março. Durante o passeio os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o bairro e também as obras desenvolvidas no local, como a canalização do Córrego da Servidão, dentre outras.

A coordenadora do CRAS, Áurea Rios, diz que atividade oferecida pela Bio-Vida ajuda a alcançar o maior objetivo do projeto, que é tirar os adolescentes da rua no horário extra-escolar, oferecendo em troca atividades esportivas e sociais, desenvolvidas no Centro Municipal de Convivência Jardim Brasília e também no CRAS. “O serviço de convivência fortalece os vínculos entre os participantes, complementa o trabalho social com a família, previne a ocorrência de situações de risco social e fortalece a convivência familiar e comunitária. Possibilita às crianças o acesso às experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e lazer, desenvolvendo a socialização”, diz a coordenadora.

As crianças se divertem e aprendem muito nas atividades. Para Giovana do Carmo (11), participar do projeto é uma ótima oportunidade de conhecer profissões, como a dos Técnicos de Desenvolvimento Social (TDS): “Futuramente estarei formada para ingressar no mercado de trabalho”. Já para Alison Souza (13), que participa tem dois anos, além de divertido o projeto é muito importante socialmente: “Se eu não estivesse participando do projeto, talvez estivesse na rua. E na rua crianças e jovens se envolvem com muitas coisas ruins, como drogas”.

No período da tarde, além das crianças e adolescentes do CMC Jardim Brasília, participaram da recreação os jovens do programa Ação Jovem, desenvolvido no CRAS Brasília. O projeto Ação Jovem também oferece reuniões socioeducativas, atividades lúdicas, visitas monitoradas, viagens regionais e oficinas, com o objetivo de oferecer aos jovens o empreendedorismo, pluralidade cultural, lazer, saúde, incentivo à permanência na escola e estímulo à conclusão do ensino médio.

Sobre o CRAS

O CRAS Região Jardim Brasília atende famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso a serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos CRAS.

São atendidas neste CRAS, mensalmente, cerca de 120 famílias referenciadas por diversos Programas de Transferência de Renda, como Programa Bolsa Família, Programa Renda Cidadã, Programa Ação Jovem e Benefício de Prestação Continuada – BPC Idoso/Deficiente.

Dentre os atendimentos prestados estão acompanhamento familiar em grupo e particularizado; oficinas/grupos de convivência com famílias; visitas domiciliares; acompanhamento prioritário das famílias em descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa família; acompanhamento prioritário às famílias com beneficiários do BPC; orientação e acompanhamento para inserção no BPC; encaminhamento para inserção de famílias no Cadastro Único; busca Ativa; gestão do território, articulando a rede de Proteção Social Básica; orientação e encaminhamento para inserção nos Programas de Transferência de Renda; acompanhamento das famílias atendidas pelos Programas de Transferência de Renda; encaminhamento para rede de serviços socioassistenciais; acolhida para recepção, orientação e referencia; ações socioeducativas e palestras.

Pular para o conteúdo