MENU

accessible_forward Acessibilidade
15 de setembro de 2011 Desenvolvimento Social

União, apoio e trabalho dão bons resultados na Feira Popular Solidária do Cervezão

Integrar para obter renda. Esta foi a principal finalidade da Feira Popular Solidária do Cervezão, realizada no último domingo (11) no prédio novo do Centro Municipal de Convivência Beija-Flor, com a participação de empreendedores informais e comunidade. Dentre os produtos oferecidos, a população pode adquirir, diretamente da fonte, produtos alimentícios e produtos artesanais, bem como trocar pequenos objetos usados.
“A Feira nasceu da integração entre pequenos empreendedores, com o apoio da Secretaria Municipal de Ação Social, que incentivou as equipes de Ação Comunitária e Economia Solidária na condução dos preparativos do evento”, diz José Antonio Barros, coordenador da Feira.
Segundo Barros, uma das engrenagens que impulsionou todo este movimento foi o apoio da Associação de Bairros e do Centro Comunitário, bem como a compreensão da comunidade sobre a valorização dos produtos feitos na região por pequenos empreendedores.

O coordenador ressalta, ainda, que também o programa de Economia Solidária tem prestado grande ajuda, pois estuda em conjunto com diversos segmentos como o trabalho setorizado pode ser conduzido para que todos se consolidem no mercado.
“Já fizemos duas Feiras Populares no Cervezão e cada vez nos aprimoramos mais. Houve uma pausa devido às obras de conclusão do prédio do Centro Comunitário Beija-Flor II, mas com a retomada da feira, neste mês de setembro, a intenção é torná-la mensal ou bimestral para não quebrar o fluxo e formar um hábito para a população”, completa o coordenador.
Na leitura de Barros, houve um crescimento do evento em relação aos anteriores, quando os empreendedores começaram mais tímidos. Agora já se preparam mais e estão superando as próprias expectativas.
A empreendedora Kátia Duarte notou a diferença entre esta feira e a de 2010. “Neste ano houve mais divulgação e as pessoas estão comparecendo e prestigiando o evento”. Kátia já aprendeu um dos grandes passos para o sucesso: guarda parte da receita arrecadada para a compra de materiais e produção de novos produtos. Com a outra parte, colabora com a renda familiar, ganhando em qualidade de vida.

Pular para o conteúdo