23 mulheres, em sua maioria gestantes, receberam orientações em palestra proferida por docente do Senac
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Independência realizou atividades de orientação às usuárias sobre aleitamento materno, com a finalidade de mostrar os benefícios da amamentação. O encontro, no início deste mês, aconteceu na sede do CRAS, com a participação de 23 usuárias dos bairros Santa Elisa, Boa Vista, Recanto Paraíso, Santa Maria, Cervezão, São José, Parque São Jorge e Jardim das Flores, entre outros.
A palestrante Luana Alves Batista Valdanha, docente em Técnica de Enfermagem pelo Senac, orientou sobre a importância do aleitamento até os seis primeiros meses de vida do bebê e após esse período. “Um evento como este é muito importante para as mães, pois os benefícios do leite materno como alimento exclusivo até o sexto mês traz vantagens socioeconômicas e benefícios para a saúde do bebê”.
Segundo as mães participantes as atividades foram muito importantes. Para as jovens mães Ariele, 17, e Ketly, 16, a palestra foi ótima e forneceu informações importantes e esclarecedoras. “Fomos orientadas sobre como o leite sai do peito, a não tomar excesso de sol no peito, a dar tapinha nas costas até o bebê arrotar e a oferecer o peito a cada duas horas, mesmo se o bebê estiver dormindo ou não estiver com fome”, salientaram.
A gestante Jéssica, grávida de oito meses, disse que amou a palestra. “Aprendi como amamentar meu bebê, e também outros cuidados, como não apertar o peito para evitar rachaduras”.
Mãe de uma criança de um ano e sete meses, Taís disse que a palestra foi muito boa. “Foi uma pena que não tive essa oportunidade antes de ter o bebê, pois eu teria insistido mais na amamentação, o que seria melhor para meu filho e também ajudaria meu peito a não ficar empedrado”.
Após a palestra, as participantes fizeram perguntas e tiraram duvidas. Houve sorteio de brindes, doados pelo Fundo Social de Solidariedade, Santa Casa e pelo comércio local.
Na avaliação da coordenadora do CRAS, Benedita Aparecida Correia Orosz, as atividades foram muito importantes para a comunidade. “Foi mais uma oportunidade de integração, de orientação, de fortalecimento do convívio sócio-familiar e comunitário”, frisou.
As atividades foram desenvolvidas dentro da 12ª Semana de Aleitamento Materno, realizada pela Prefeitura de primeiro a sete de agosto, em parceria com Fundo Social de Solidariedade, PROAMA – Projeto Amamentar Unesp, Santa Casa de Rio Claro, Fundação Municipal de Saúde, Banco de Leite Dona Birro e apoio do Shopping Center Rio Claro, Unimed Rio Claro, Câmara Municipal de Rio Claro, Pastoral da Criança, Centro Literário de Rio Claro (Clirc) Senac e Imprensa.