MENU

accessible_forward Acessibilidade
17 de agosto de 2010 Desenvolvimento Social

Usuárias do CRAS Independência participaram da Semana de Aleitamento Materno

    23 mulheres, em sua maioria gestantes, receberam orientações em palestra proferida por docente do Senac

    O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Independência realizou atividades de orientação às usuárias sobre aleitamento materno, com a finalidade de mostrar os benefícios da amamentação. O encontro, no início deste mês, aconteceu na sede do CRAS, com a participação de 23 usuárias dos bairros Santa Elisa, Boa Vista, Recanto Paraíso, Santa Maria, Cervezão, São José, Parque São Jorge e Jardim das Flores, entre outros.

    A palestrante Luana Alves Batista Valdanha, docente em Técnica de Enfermagem pelo Senac, orientou sobre a importância do aleitamento até os seis primeiros meses de vida do bebê e após esse período. “Um evento como este é muito importante para as mães, pois os benefícios do leite materno como alimento exclusivo até o sexto mês traz vantagens socioeconômicas e benefícios para a saúde do bebê”.

    Segundo as mães participantes as atividades foram muito importantes. Para as jovens mães Ariele, 17, e Ketly, 16, a palestra foi ótima e forneceu informações importantes e esclarecedoras. “Fomos orientadas sobre como o leite sai do peito, a não tomar excesso de sol no peito, a dar tapinha nas costas até o bebê arrotar e a oferecer o peito a cada duas horas, mesmo se o bebê estiver dormindo ou não estiver com fome”, salientaram.

    A gestante Jéssica, grávida de oito meses, disse que amou a palestra. “Aprendi como amamentar meu bebê, e também outros cuidados, como não apertar o peito para evitar rachaduras”.

    Mãe de uma criança de um ano e sete meses, Taís disse que a palestra foi muito boa. “Foi uma pena que não tive essa oportunidade antes de ter o bebê, pois eu teria insistido mais na amamentação, o que seria melhor para meu filho e também ajudaria meu peito a não ficar empedrado”.

    Após a palestra, as participantes fizeram perguntas e tiraram duvidas. Houve sorteio de brindes, doados pelo Fundo Social de Solidariedade, Santa Casa e pelo comércio local.

    Na avaliação da coordenadora do CRAS, Benedita Aparecida Correia Orosz, as atividades foram muito importantes para a comunidade. “Foi mais uma oportunidade de integração, de orientação, de fortalecimento do convívio sócio-familiar e comunitário”, frisou.

     As atividades foram desenvolvidas dentro da 12ª Semana de Aleitamento Materno, realizada pela Prefeitura de primeiro a sete de agosto, em parceria com Fundo Social de Solidariedade, PROAMA – Projeto Amamentar Unesp, Santa Casa de Rio Claro, Fundação Municipal de Saúde, Banco de Leite Dona Birro e apoio do Shopping Center Rio Claro, Unimed Rio Claro, Câmara Municipal de Rio Claro, Pastoral da Criança, Centro Literário de Rio Claro (Clirc) Senac e Imprensa.

Skip to content