Trabalhadores desempregados e jovens que buscam o primeiro emprego participaram, na última quarta-feira (26), do programa Time do Emprego, desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT). O evento, que aconteceu por iniciativa da Secretaria Municipal de Ação Social, no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Região Jardim Bonsucesso/ Novo Wenzel, consistiu na entrega de material didático aos participantes e numa palestra apresentando as habilidades demandadas pelo mercado de trabalho.
Em 2013, Rio Claro contou com quatro times. Foram 78 participantes. Destes, 20 conseguiram e desejada inserção no mercado de trabalho. O programa funciona no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Rio Claro, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho.
Ana Lima (63), voluntária no programa Time do Emprego, comentou que esse tipo de evento é voltado a trabalhadores desempregados acima de 16 anos, ou, jovens que buscam o primeiro emprego. “Criamos diversas atividades para ensinar essas pessoas como se inserir no mercado de trabalho ou até mesmo qualificá-las melhor para que aumentem suas chances de prosperar profissionalmente”, observou.
Tiago M. da Silva (24), afirmou que o programa é importante para auxiliar a fazer um bom currículo, a agir corretamente em uma entrevista de emprego e a se comportar no ambiente de trabalho. O jovem diz que já obteve retorno. “Depois da aprendizagem que obtive, participei de várias entrevistas de emprego colocando em prática os ensinamentos. Antes, não me sentia confiante, mas dessa vez fiquei satisfeito com meu desempenho”, explicou.
Victor Henrique Alves Gomes (18) relatou que essa é a segunda vez que participa do evento: “Aqui, aprendemos diversas coisas para utilizar no ambiente de trabalho, o que pode ser um diferencial para se obter uma promoção no emprego”. Já a jovem K. F (16) revela que está participando do programa desde o ano passado e conta que isso possibilitou a ela “acumular uma grande aprendizagem, no que diz respeito ao comportamento e atitude para conquistar um espaço no mercado”.
O Time do Emprego orienta e prepara o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, no desenvolvimento de habilidades e qualificação profissional. A proposta envolve doze encontros semanais, cada um com três horas de duração, reunindo grupos de 20 a 25 trabalhadores desempregados e jovens, com 16 anos ou mais, que buscam o primeiro emprego. Esses grupos são denominados “times” porque todos se ajudam na busca pelo emprego a partir da troca de experiências e auxílio mútuo.