As seis pré-conferências realizadas entre junho e julho receberam mais de 650 pessoas para discutir direitos sociais e elaborar propostas para políticas públicas
A Prefeitura Municipal de Rio Claro realiza nos dias 5 e 6 de agosto a VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Rio Claro, no Auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). A conferência terá início às 19h, no dia 5; e prosseguirá das 8h às 17h, no dia 6.
O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Ação Social com a finalidade de discutir o tema Consolidação do SUAS Sistema Único de Assistência Social – SUAS
e a valorização dos trabalhadores da Assistência Social, proposto para as conferências nas três esferas de governo.
Durante o mês de junho e julho foram realizadas seis pré-conferências, cinco delas voltadas aos usuários e moradores das imediações dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS do Jardim Bonsucesso/Novo Wenzel, Jardim Brasília, Jardim Bandeirantes, Jardim Panorama, Jardim Independência e uma na sede da Guarda Mirim de Rio Claro, este voltado aos funcionários e profissionais da área. O objetivo final das pré-conferências foi reunir os representantes e usuários para debater as principais necessidades sociais de cada bairro e levar propostas de políticas públicas para a VIII Conferência.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil, englobando também a oferta de Benefícios Socioassistenciais (Bolsa Família, Renda Cidadã e Grupo de Benefício de Prestação Continuada – BPC).
A secretária municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira, que levou a proposta para os trabalhadores do sistema social durante a pré-conferência do dia 22 de julho, justificou: “Nós do poder público trabalhamos para a população, buscando fazer da Assistência Social a assistência pública que cada indivíduo precisa”.
Simone Leonardo Custódio, secretária executiva dos Conselhos ligados à Assistência Social, reforça que a importância da conferência para a população é ter um espaço onde os grupos atendidos possam reivindicar melhorias no serviço de Assistência Social. “Conseguimos fortalecer a pré-conferência com a participação e ajuda da população”.
Dezenas de jovens pertencentes ao Programa de Especialização para o Trabalho (PET), coordenado pelo Senac, foram convidados pela equipe técnica do CRAS Jardim Brasília para participar da pré-conferência no bairro e fizeram questão de opinar sobre suas necessidades.
Priscila Santos (17), que ingressou no PET há quatro meses, declarou ter sido importante participar da Pré-Conferência. “Foi bom participarmos porque assim ficamos cientes das necessidades dos moradores do bairro e verificamos que precisamos ajudar”.
Os grupos de Renda Cidadã, Ação Jovem, Ação Comunitária e Saúde, Educação – Idoso/TV e da Rede Socioassistencial também participaram da pré-conferência do CRAS Jardim Brasília. “Um evento dessa magnitude visa melhorar nossas vidas”, declarou Sueli Aparecida de Oliveira (51), que participava pela primeira vez.
Em todos os encontros os participantes foram convidados a se dividir em grupos formados por profissionais e usuários, com a finalidade de descobrir as falhas e potencialidades dos serviços oferecidos pela assistência e elaborar propostas, que ao final foram discutidas em conjunto com todos os grupos.