18 de fevereiro de 2011 Fundação de Saúde

Começa a ampliação das unidades de saúde do Wenzel e Benjamin de Castro

Os investimentos na área de saúde de Rio Claro prosseguem em ritmo acelerado. Duas obras têm início na próxima segunda-feira (21) para oferecer à comunidade melhores condições de acolhimento em postos da rede municipal, e confirmam o destaque do setor na atual administração.

“A saúde é prioridade em nosso governo e vamos continuar investindo e buscando recursos para oferecer o melhor atendimento à população”, disse o prefeito Du Altimari ao assinar na manhã de quinta-feira (17) a ordem de serviço para o início das obras nas unidades dos bairros Wenzel e Benjamin de Castro.

Pelo contrato, as duas obras devem estar finalizadas ao final de oito meses, com 120 dias de prazo para cada uma. Porém, o representante da empresa vencedora da licitação disse ser possível reduzir o tempo pela metade e concluir os dois trabalhos em quatro meses. “Para isso, vamos nos empenhar e fazer as duas obras simultaneamente”, explica André Luis Fiório.

No total, são investimentos de R$ 156.424,61 direcionados à Unidade Básica de Saúde do bairro Wenzel e para a Unidade de Saúde da Família do bairro Benjamin de Castro. Quase dois terços do valor – R$ 100 mil – são verbas destinadas ao município através de emenda parlamentar da deputada federal Luiza Erundina (PSB). “O pedido surgiu na Semana da Mulher do ano passado”, lembra a vereadora Raquel Picelli. Os demais R$ 56.421,61 são bancados pela prefeitura de Rio Claro.

O médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde, destaca que esses investimentos não são benéficos apenas para os usuários. “Os funcionários também ganham em condições de trabalho”, frisa, informando que mesmo sendo obras que levarão alguns meses para serem realizadas, o atendimento nas duas unidades será mantido de forma a não prejudicar os usuários. A Fundação de Saúde solicita a compreensão e colaboração da comunidade sobre eventuais transtornos durante o período de intervenções em ambos os postos de saúde.

As obras, de modo geral, são para ampliação e adequação de estrutura na UBS do Wenzel e na USF do Benjamin de Castro. Pintura geral e reforma na parte hidráulica e elétrica também integram o conjunto de melhorias que essas unidades vão receber.

De acordo com Alexandra de Cássia Marques, coordenadora da UBS do Wenzel, mensalmente são atendidas aproximadamente 3.500 pessoas na unidade e há algum tempo o local precisa da reforma. “Acho que vai ficar muito bom”, comentou Márcia da Silva Moreira, usuária no Wenzel.

Na quinta-feira, também estiveram com o prefeito os vereadores Julinho Lopes, Raquel Picelli e Pitico do Bar, o secretário de Obras – Ivan De Domênico, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosane Victoria da Silva, e Edison Rodrigues Filho, diretor geral da Fundação de Saúde.