MENU

accessible_forward Acessibilidade
11 de fevereiro de 2011 Fundação de Saúde

Dobra o número de casos de dengue em Rio Claro

Boletim divulgado nesta sexta-feira, 11, pelo setor de Vigilância Epidemiológica de Rio Claro indica que em uma semana dobrou o número de casos de dengue no município. De 11 casos positivos divulgados na semana passada, o número saltou para 22 na totalização semanal feita nesta sexta-feira, 11. Dos 22 casos positivos da doença, 21 pessoas foram infectadas na cidade (autóctones) e apenas um é classificado como importado, envolvendo rio-clarense residente no Jardim Novo Wenzel que foi infectado no Ceará.

O mapeamento da doença aponta que o Jardim Santa Maria concentrou o maior número de doentes, com 10 casos positivos. Os jardins Progresso, Panorama e Guanabara apresentaram, cada um, dois casos positivos. A Vigilância Epidemiológica confirma a ocorrência de um caso no Jardim Floridiana, outro na Vila Alemã, no bairro do Estádio, Inocoop e Parque Universitário.

As estratégias da prefeitura de Rio Claro no combate à dengue incluem vistorias diárias nos imóveis e quinzenas em pontos estratégicos como borracharias, cemitérios e depósitos de recicláveis. Além disso, realiza nebulização nas áreas onde há maior ocorrências de casos da doença.

As autoridades de saúde alertam para a importância da participação da comunidade no combate à proliferação transmissor da doença, uma vez que a grande maioria dos criadouros são encontrados dentro das residências. “Se cada cidadão cuidar do espaço onde mora ou trabalha, daremos um grande avanço para deter o mosquito”, afirma Kátia Curado Nolasco, coordenadora do programa de combate à dengue em Rio Claro.

Numa outra frente, que reforça a educação da população para lidar com a dengue, a Fundação de Saúde atua com equipes de orientação, que realizam palestras em escolas, empresas, associações e entidades das mais diversas. As palestras são elucidativas, apresentam filmes didáticos que ilustram todo o ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti e alertam sobre os hábitos, facilitando seu combate. O agendamento das palestras deve ser feito pelo telefone 3527-0309 e 3535-4441.

Skip to content