O Pronto-atendimento (PA) que funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Wenzel, em Rio Claro, será transferido para a unidade do Grande Cervezão. O PA permanece na UBS do Wenzel até o dia 28 de fevereiro. No primeiro dia de março o atendimento passará a ser feito no Cervezão.
A mudança foi discutida e aprovada pelo Conselho Gestor da UBS do Wenzel, que tem a participação de membros da comunidade, e pelo Conselho Municipal de Saúde. “Entendemos ser uma atitude acertada esta transferência”, afirma Rosane Victória da Silva, presidente deste último colegiado.
O médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde explica que a mudança se dá por motivos técnicos e estratégicos. As instalações do PA do Wenzel estão fora dos padrões e, além disso, a demanda naquela unidade é inadequada para as funções específicas de um pronto-atendimento, o que gera gastos desnecessários aos cofres públicos. “Com essa alteração, vamos resolver os dois problemas e passar a atender melhor esta população”, comenta.
Instalado há dois anos e meio na UBS do bairro, o PA do Wenzel, que funciona das 17 às 23 horas, até hoje atendeu a apenas dois casos classificados propriamente como “emergência”. Os demais casos nestes mais de dois anos foram atendimentos que poderiam ter sido feitos normalmente numa das unidades básicas de saúde, que atendem pela manhã e à tarde, o que mostra que os serviços da rede municipal de saúde nem sempre são bem utilizados.
Além disso, a quantidade de pessoas atendidas no PA do Wenzel, que somam em média de 30 a 40 usuários por noite, é considerada baixa, principalmente se levados em conta os custos para manter o serviço nas atuais instalações. O município gasta aproximadamente R$ 40 mil mensais para manter o PA no Wenzel, sendo que aproximadamente 95% desse valor correspondem a horas extras da equipe de trabalho, formada por dois médicos, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, motorista e um funcionário do setor administrativo.
Outro dado levantado pela Fundação Municipal de Saúde, que fundamenta a necessidade da transferência, mostra que 50% das consultas feitas no PA do Wenzel são de moradores de outros bairros, muitos deles mais próximos do Cervezão ou do Bairro do Estádio, onde funcionam serviços de urgência e emergência no período noturno.
A unidade médica do Grande Cervezão, para onde está sendo transferido o PA do Wenzel, ganhou melhorias recentemente, como equipamento de tele-eletrocardiograma, aparelho de raios-x e ampliação no número de médicos e outros funcionários.