O prefeito de Rio Claro, engenheiro Du Altimari, aguarda para as próximas semanas confirmação de data, por parte da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, da audiência em que se reunirá com o titular daquela pasta, o secretário Fernando Grella Vieira. O pedido foi formulado durante a estada de Altimari em São Paulo, na terça-feira, 17, para tratar de assuntos de interesse do município.
Ao solicitar a audiência, o prefeito antecipou que a pauta do encontro estará centrada na questão da segurança em Rio Claro e, mais especificamente, no aumento da criminalidade. Seus argumentos se baseiam em dados estatísticos disponíveis no site da Secretaria de Segurança Pública. Os números dão conta de que em 2012, Rio Claro registrou 27 homicídios dolosos, com 28 vítimas, enquanto em apenas 10 meses deste ano, até outubro, os registros já indicavam 38 homicídios. No item roubo de veículos, os números também cresceram: 288 ocorrências em todo o ano de 2012, contra 310 no período de janeiro a outubro deste ano.
O prefeito Du Altimari manifesta sua indignação com a situação. “O estado tem que tomar uma atitude, não podemos mais ver nossos jovens morrendo com o envolvimento no tráfico”, observou, acrescentando que “a sociedade está perdendo com isto, famílias estão sendo destruídas”.
O prefeito ressalta que o governo municipal tem se empenhando além de suas responsabilidades para melhorar este quadro, mantendo a Guarda Municipal armada, pagando aluguel de imóveis para setor de segurança pública, fornecendo combustível para viaturas e desenvolvendo programas sociais.
“As estatísticas estão nos colocando uma situação indesejável, que repercute também na população”, afirma o prefeito. “É preciso compatibilizar os efetivos policiais às nossas demandas, de maneira que o policiamento seja proporcional ao número de habitantes, garantindo-se essa proporcionalidade na comparação com outros municípios, hoje melhor servidos neste aspecto”, ponderou Altimari, lembrando que cidades do porte de Rio Claro possuem uma segunda companhia de polícia, pleito que, inclusive, já apresentou ao governo estadual.