Alunos da Escola Municipal Dennizard França Machado, localizada no distrito de Batovi, receberam nesta quinta-feira (29) os certificados de conclusão do programa Guarda Educacional (Geduc) da prefeitura de Rio Claro. O Geduc trabalha o tema “Drogas, não entre nessa” e é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM).
Vinte e quatro estudantes do terceiro ano do ensino fundamental concluíram o curso e receberam orientações sobre prevenção ao uso de drogas, além de discutir outros temas como convivência, bullying, Estatuto da Criança e do Adolescente, valores sociais, pressões de grupos e da mídia, autoestima etc.
A formatura dos alunos foi realizada no salão da escola e contou com a presença do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que destacou a importância do projeto. “O Geduc faz um trabalho importante de orientação, mas a responsabilidade maior é dos pais que devem orientar seus filhos e preveni-los contra os malefícios das drogas”, afirmou Juninho. “Não adianta o trabalho do Geduc se não houver comprometimento dos pais”, reforçou.
A professora Adriana Sarti, diretora da escola, agradeceu o apoio e participação dos pais na cerimônia. “É importante que vocês estejam presentes e acompanhem o desenvolvimento de seus filhos”, disse Adriana enaltecendo o projeto. “A sociedade vive um grave problema com as drogas e a prevenção tem que começar com as crianças para que o trabalho dê frutos”, assinalou.
As guardas municipais Gláucia e Rosângela, que ministram as aulas do Geduc, foram homenageadas pelo bom trabalho realizado. Agradecimento especial foi feito a Elisângela Gomes, representante da Cerâmica Cristofoletti, pela parceria da empresa com a prefeitura e a escola em vários projetos. Também participaram do evento o comandante da Guarda Municipal, Luís Fernando de Godoy; Edison Norberto Andrade, coordenador Ambiental da Secretaria da Educação; o subprefeito de Batovi, Marcelo Roberto Scopinho; equipe escolar e pessoas da comunidade.