Delegado dr. Antonio Luis Tuckumantel, o Major PM Armando César Guilherme, comandante interino do 37º Batalhão da PM e o secretário de Segurança e Defesa Civil, José Gustavo Viegas Carneiro, durante a coletiva na sede da Delegacia Seccional de Rio Claro.
Os comandos da Polícia Civil e Militar, e da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil apresentaram na tarde de terça-feira, 4 de maio, índices que apontam redução da criminalidade registrada em Rio Claro nos primeiros quatro meses deste ano.
A reunião com a imprensa foi realizada na sede da Delegacia Seccional e comandada pelo delegado seccional Antonio Luis Tuckumantel. Participaram o comandante interino do 37º Batalhão da Polícia Militar de Rio Claro, Major PM Armando César Guilherme, e o secretário municipal de Segurança, José Gustavo Viegas Carneiro.
Na avaliação do delegado, a redução nos índices de criminalidade no período de janeiro, fevereiro, março e abril são bastante significativos e deve-se ao intenso trabalho de integração entre Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, tanto na troca de informações e no serviço de inteligência das corporações, quanto nas ações de repressão, também feitas em conjunto, visando a redução da criminalidade.
Dados da Polícia Civil apresentados pelo delegado seccional apontam que no período de janeiro a abril a redução nos número de homicídio doloso foi de 66,67%; que no número de roubos a redução foi superior a 20%; que no caso de roubo de veículos o índice de redução foi superior a 57%; que os furtos de veículos caíram 67%.
Outro dado importante, segundo o seccional, está relacionado ao número de flagrantes, 169. Trezentas e quarenta e oito pessoas foram presas nesse período. Através de ações conjuntas, a polícia conseguiu capturar 114 condenados pela justiça.
Gustavo Viegas Carneiro lembrou que o governo municipal vem investindo na reestruturação, modernização e capacitação do efetivo da Guarda Civil. “Dobramos a frota, compramos novos armamentos e munição, descentralizamos e redistribuímos a frota para ocupar os diversos espaços da cidade” disse, lembrando que a GCM vem se empenhando em colaborar com as polícias Militar e Civil.
Outra medida importante que em breve será adotada pelo município é a instalação de câmaras de monitoramento. O convênio já está assinado e o projeto prevê inicialmente a instalação de 40 câmaras em pontos estratégicos.
A inclusão do município no Pronasci, programa do governo federal, Rio Claro terá recursos financeiros para ações preventivas contra o crime. Voltado ao controle e minimização de fatores associados ao avanço da criminalidade, o Pronasci prevê investimentos em lazer, esportes, educação, saúde e ação social.
Um dos trabalhos viabilizados pelo programa é a criação de “Territórios de Paz” em áreas de incidência de crimes ou onde jovens vivem em situação de risco social.
São seis bilhões e setecentos milhões de reais em recursos a serem alocados até 2.011 em todo o país pelo governo federal, montante que levou o programa a ser apelidado de “PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Segurança Pública”.