O município de Rio Claro está ganhando novos equipamentos para o setor de segurança, especialmente para o combate a incêndios. Dois veículos foram apresentados na manhã desta quarta-feira (20) no Paço Municipal, a partir de uma parceria dos governos municipal, estadual e federal. “Esta relação republicana, com o envolvimento das várias esferas de governo, traz grandes benefícios para a comunidade”, afirmou o prefeito Du Altimari.
Uma das viaturas entregues aos bombeiros é Unidade de Resgate. A Prefeitura de Rio Claro investiu cerca de R$ 80 mil para fazer as adaptações necessárias e transformar o furgão em uma Unidade de Resgate e salvamento de vítimas.
A outra viatura é um cavalo mecânico, que foi uma doação da Receita Federal e passará por adaptações necessárias para ser utilizado como um caminhão autotanque, o que vai ampliar a capacidade da corporação nas ações de combate a incêndios. A expectativa, segundo o major Samuel Rebesse Penteado, comandante do 16º Grupamento de Piracicaba, é de que o caminhão tenha uma capacidade de armazenamento de 20 mil litros de água, para ser utilizado em incêndios de médio e grande portes.
Segundo o tenente Marcelo Augusto Cattelani, comandante do Corpo de Bombeiros, as viaturas são de extrema importância para a corporação, ampliando a capacidade de atendimento à população.
O vereador Agnelo da Silva Matos Neto, presidente da Câmara Municipal, destacou que, além de atuar em situações de perigo, os bombeiros também participam da regularização de imóveis e equipamentos públicos, “trabalhos de grande importância”. O vereador Júlio Lopes também esteve presente.
Além de Rio Claro, o Corpo de Bombeiros sediado no município atende cidades da microrregião, como Santa Gertrudes, Corumbataí e Ipeúna. Além disso, apóia, quando necessário, ações nas cidades da região como Limeira e Piracicaba, tendo Daniel Afonso Scaranello como comandante do 2º subgrupamento.