MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de maio de 2013 Segurança e Defesa Civil

Defesa Civil de Rio Claro adere à campanha da ONU

Rio Claro passou a integrar um seleto grupo de municípios brasileiros classificados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Cidades Resilientes. Trata-se dos municípios que têm a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenirem que vidas e bens sejam perdidos.

O termo de adesão a campanha foi assinado na semana passada pela vice-prefeita Olga Salomão, que estava em exercício de prefeita, e também pelo secretário de Segurança e Defesa Civil, José Gustavo Viégas Carneiro, além do diretor da DC, Danilo de Almeida.

A ação é uma iniciativa da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD), da Secretaria Nacional de Defesa Civil e do Ministério da Integração Nacional.

A iniciativa parte do princípio de que o município é quem realiza a primeira resposta em situações de crises e emergências e, por isso, é fundamental que os governos locais e a sociedade civil organizada unam esforços, integrem todos os setores da comunidade e desenvolvam soluções inovadoras que engajem suas cidades na redução das vulnerabilidades. Para isso, é necessário que o município se reconheça como público alvo e agente promotor e realizador da campanha.

O objetivo da ação é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos.

A redução de riscos de desastres tem reflexos na diminuição da pobreza, favorece a geração de empregos e oportunidades comerciais, na igualdade social, no equilíbrio dos ecossistemas e na melhoria das políticas de saúde e de educação.

Pular para o conteúdo