MENU

accessible_forward Acessibilidade
28 de maio de 2011 Segurança e Defesa Civil

Defesa Civil de Rio Claro participa de seminário no Rio

A Defesa Civil de Rio Claro participou do Seminário “Estado do Rio de Janeiro – Desastres e Soluções”, que aconteceu no último dia 19 de maio, no Teatro do Sesi, em Itaperuna. O evento fez parte do lançamento do Programa de Audiências Públicas da Defesa Civil, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O Departamento de Defesa da Prefeitura de Rio Claro representou o município no evento.

Foi a única cidade fora do Estado do Rio de Janeiro a participar do evento. O diretor da Defesa Civil, Danilo de Almeida, e os funcionários do departamento, Rodrigo Mateus Rodrigues, Paulo Rogério Ortiz e o assessor Athie José Fuzaro foram os representantes de Rio Claro. De acordo com Danilo de Almeida, o seminário tem uma importância muito grande porque é um momento em que se pode conhecer o que está sendo realizado em outras regiões. “Há uma troca de experiências e de conhecimentos que podem ser utilizados para melhorar o desempenho de cada equipe de defesa civil”, afirma.

Durante o evento, o doutor em Química Ambiental e coordenador do Mestrado de Defesa e Segurança Civil da UFF, Airton Bodstein de Barros, apresentou propostas para reformulação do Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC e destacou as ações de Defesa Civil realizadas pelo departamento de nosso município. Ainda participaram do evento os palestrantes coronel Humberto Viana, secretário Nacional de Defesa Civil (Construindo novos paradigmas na área de Defesa Civil); coronel Roberto Robadey, coordenador da Defesa Civil do Município de Nova Friburgo (O desastre na região Serrana, na ótica da Defesa Civil de Nova Friburgo); Francisco Dourado, professor de Geologia da UERJ (Os escorregamentos ocorridos na região Serrana – Uma visão técnica); Airton Bodstein, doutor em Química Ambiental e coordenador do Mestrado de Defesa e Segurança Civil da UFF (Principais propostas de reformulação do Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC); coronel Pedro Machado, subsecretário da SESDEC e comandante geral do CBMERJ (As ações do órgão de Defesa Civil Estadual) e o tenente coronel BM Flávio de Castro, secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil do Município de Teresópolis (O desastre da região Serrana na ótica da Defesa Civil).

Skip to content