Há meses o prefeito Du Altimari vinha insistindo para que o governo do Estado tomasse providências com relação à criminalidade no município e essa semana a prefeitura foi comunicada da decisão da Secretaria de Segurança Pública em encaminhar reforço para a Polícia Militar local.
Segundo informações do secretário de segurança pública estadual, Antonio Ferreira Pinto, o município de Rio Claro deverá receber nos próximos dias mais 25 soldados elevando para 47 o número de policiais colocados à disposição da cidade nos últimos dois meses. Mais viaturas também estão sendo enviadas.
Sobre a criação da 2ª Companhia também solicitada pelo prefeito, o secretário informou que, após avaliação técnica do Comando Geral da Polícia Militar, concluiu-se que não há condições de Rio Claro comportar mais uma unidade, pois já existem várias divisões administrativas no município como é o caso do 3º Batalhão, 1ª Cia. Territorial e 1ª Cia. de Força Tática com Blazers e Rocam.
O Estado promete, no entanto, que com o “aumento real de efetivo da instituição será possível a realização de um estudo para a reestruturação de unidades em todo o Estado, quando então será possível reavaliar a situação de Rio Claro”. A previsão é de que o contingente policial seja de mais seis mil homens.
“Ficamos satisfeitos com a decisão do comando estadual em atender os nossos apelos, pois a população nos pede solução que está no âmbito do Estado. Meu governo agradece toda atenção e empenho que possam ser dedicados à segurança do nosso município”, afirma o prefeito.
O prefeito Du Altimari lamentou a não criação da 2ª Companhia, mas disse que continuará se empenhando junto ao Estado para que a segurança de Rio Claro seja fortalecida cada vez mais e os munícipes possam ter a tranqüilidade que tanto anseiam.