As atividades do programa Guarda Educacional (Geduc) têm início na próxima segunda-feira (22) para os alunos que estudam no Complexo Educacional de Rio Claro, no Jardim Novo 1.
Essa nova etapa dos trabalhos foi precedida por reunião da Guarda Civil Municipal com os pais de alunos e entrega das cartilhas que norteiam a conversa com os estudantes.
Com orientações sobre prevenção às drogas e educação no trânsito, as aulas do Geduc vão acontecer pela manhã das 7h50 às 10h30 e à tarde das 13h50 às 15h30.
Na segunda-feira os integrantes da Guarda Educacional também farão reunião com os pais de alunos da escola Celeste Calil (Jardim Novo Wenzel). A programação prevê início das atividades nessa unidade de ensino a partir da sexta-feira (26).
No período de 26 de maio a 30 de junho de 2011, foram atendidas aproximadamente nove mil crianças do Ensino Fundamental da Rede Municipal.
Prevenção
O Geduc apresenta uma proposta inovadora para dialogar com os estudantes sobre um dos mais devastadores fenômenos do mundo contemporâneo: as drogas. E o problema, conforme diretriz do programa, deve ser enfrentado considerando a questão do ponto de vista da presença das drogas no ambiente escolar. Tratado comumente sem a profundidade e a didática adequadas ao universo dos estudantes, o assunto, com a introdução do Geduc nas escolas, ganha uma abordagem mais pertinente ao público a que se destina – alunos do terceiro ano do ensino fundamental.
Os temas são abordados pela Secretaria de Segurança e Defesa Civil, por intermédio da Guarda Civil. A GCM tem papel central na disseminação desse debate entre os estudantes, já que o envolvimento com as drogas começa cada vez mais cedo, fato confirmado pelas estatísticas no mundo todo.
Em fase de transformações, pessoas nessa faixa etária são alvos preferenciais dos traficantes, que encontram facilidade neste aliciamento se o garoto ou a garota não estiverem bem informados, cientes do perigo representado por essas substâncias e preparados para dizerem “não”.