MENU

accessible_forward Acessibilidade
05 de dezembro de 2012 Segurança e Defesa Civil

Geduc orientou mais de 740 crianças em 2012 e entrega os certificados

Alunos da escola municipal João Batista Maule receberam, dia 30 de novembro, os certificados de conclusão do projeto Geduc (Guarda Educacional), que trabalha o tema “Drogas, não entre nessa” com estudantes matriculados nos terceiros anos do Ensino Fundamenta dessas instituições. Na última segunda-feira, 3, foram formados os alunos da Escola Municipal Antonio Sebastião da Silva e, por fim, nesta quarta-feira, 5, será a vez das crianças da Escola Sueli Aparecida Martin receberem seus certificados.

Desenvolvido pela Secretaria de Segurança e Defesa Civil de Rio Claro, por meio da Guarda Civil Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação, que abriu suas unidades de ensino para a expansão do projeto, o Geduc atendeu em 2012 exatas 742 crianças dos terceiros anos da rede municipal de ensino.

No primeiro semestre do ano, o projeto esteve presente nas escolas Professor Hamilton Prado, Diva Marques Gouvêa e Jovelina Moratelli. A partir de agosto e até novembro, as escolas contempladas foram: Rubens Foot Guimarães (Escola Agrícola), Armando Grisi, João Batista Maule, Antonio Sebastião da Silva e Sueli Aparecida Marin.

O projeto Geduc é desenvolvido com as crianças ao longo de três meses e recorre a uma abordagem didática, ajustada à compreensão do público infantil.  O método faz uso de palestras, debates e o material de apoio é distribuído gratuitamente aos estudantes.

A aula inicial dedica atenção aos direitos e deveres que devem ser respeitados por todos os cidadãos. Em seguida, é introduzido o tema “drogas”, trabalhando-se em cima da conceituação.  Na fase seguinte, os alunos são levados a conhecer os efeitos e conseqüências do uso de drogas, tanto as lícitas como as ilícitas.

Fortalecidas com as informações absorvidas, só então as crianças são orientadas sobre como “dizer não” às drogas e às atitudes erradas que podem conduzir ao consumo dessas substâncias. “A mensagem final que o Geduc passa aos alunos é sobre a auto-estima, a auto-valorização, essenciais para que a criança tenha confiança para enfrentar e se sair bem diante de desafios como os representados pela droga”, explica o diretor da Defesa Civil, Danilo Almeida.

Pular para o conteúdo