A redução da criminalidade em Rio Claro foi um dos principais temas abordados na primeira reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na última terça-feira (9), no paço municipal.
O prefeito Du Altimari e o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, José Gustavo Viegas Carneiro, foram informados que o município obteve os melhores resultados na região do Deinter-9 e CPA-9 de Piracicaba, que engloba Piracicaba, Limeira, Americana, Sumaré, Araras, entre outras cidades.
Os dados são dos responsáveis pelas Policias Estaduais em Rio Claro, presentes à reunião. Altimari também recebeu a confirmação de que, na área social, o município receberá seis uniades de Telecentros BR do Governo Federal, para inclusão e qualificação digital de jovens, dentro do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), desenvolvido pelo Ministério da Justiça. Segundo o secretário de Segurança de Rio Claro, as reuniões do GGIM acontecem mensalmente para viabilizar tecnicamente a integração das políticas publicas nos níveis municipal, estadual e federal, além de promover a otimização e integração dos recursos do setor da segurança pública. A próxima reunião de trabalho do grupo foi agendada para o dia 9 de dezembro. A reunião de terça-feira contou com as presenças da vice-prefeita e secretária de governo, Olga Salomão, e de Marisa Mascarenhas, Coordenadora Estadual do Pronasci. Também participaram os comandos da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil, Corpo de Bombeiros e representantes de secretarias que atuam na área social. Pronasci
A execução do Pronasci se dá por meio de mobilizações comunitárias e policiais. A articulação entre as diferentes forças de segurança – polícias civil e militar, bombeiro, guarda civil, secretaria de segurança pública – e representantes da sociedade civil acontece por meio do GGIM. O grupo organizará atividades que levarão ao debate da segurança pública no município. Além disso, equipes multidisciplinares atuarão no Pronasci (assistentes sociais, psicólogos, educadores, pedagogos), para fornecer ao GGI informações e identificar os projetos do Pronasci que podem ser implementados.