No domingo, dia 15, a partir das 8h30, haverá no Teatro do Centro Cultural “Roberto Palmari” solenidade em comemoração ao aniversário de 15 anos de criação da Guarda Civil de Rio Claro. O evento contará com a presença do prefeito Du Altimari, secretários municipais e autoridades civis e militares que colaboraram com a corporação.
A programação para marcar o aniversário de criação da corporação terá as seguintes atividades: 8h30 – recepção e coffé-break; 9h00 – solenidade comemorativa; 10h30 – Palestra “Guardas Civis – nossa história, nossa luta”, com o palestrante: Maurício Domingues da Silva (Naval) – Classe Distinta da Guarda Civil Metropolitana de SP, criador do site guardas municipais; apresentação da equipe do Canil na área externa do Centro Cultural.
Para o comandante da Guarda Civil, José Sepúlveda, o trabalho eficiente faz com que a corporação adquira cada vez mais a credibilidade. “Comemoramos os 15 anos da fundação comprometidos com a segurança da cidade. Para nós é uma demonstração de que a Guarda realmente atende as necessidades da população cuidando desde o patrimônio público até a segurança geral de Rio Claro”, afirma Sepúlveda.
Nos últimos dois anos, a administração municipal investiu mais de R$ 1 milhão na estruturação e descentralização da corporação, reforma, ampliação e construção de novas sedes, compra de viaturas, armamentos (inclusive armas não letais), fardamento e treinamento dos guardas.
A prefeitura também prepara a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos do município, sendo implantadas, inicialmente, 23 câmeras. A instalação das câmaras de videomonitoramento faz parte do convênio firmado entre a Prefeitura de Rio Claro e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Governo Federal.
Criada em 15 de maio de 1996, pela Lei Municipal 2820, a Guarda Civil é vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil. Conta com efetivo de 161 agentes, 134 homens e 27 mulheres.