Os guardas civis de Rio Claro participam nesta semana de curso de capacitação técnica para utilização de espingardas calibre 12. A prefeitura, por intermédio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, investiu cerca de R$ 13 mil na aquisição do novo armamento para a corporação.
O curso está sendo ministrados pelos dois guardas civis que receberam treinamento na Policia Federal. O armamento permite a utilização de diversos tipos de munição, inclusive a não letal. As aulas práticas para uso do novo equipamento serão realizadas no Clube de Campo.
A aquisição das armas faz parte dos investimentos do município para ter uma guarda civil bem treinada e equipada. “É fundamental oferecer condições para que a corporação possa servir a comunidade com eficácia e segurança”, comenta o secretário de Segurança, José Sepúlveda.
Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Wlademir Walter, o objetivo do curso, que envolve aulas teóricas e práticas, é habilitar os agentes para atuarem com o equipamento durante as rondas especiais e de apoio às forças da segurança pública.
No ano passado a prefeitura de Rio Claro investiu mais de R$ 500 mil na compra de armas elétricas incapacitantes, não letais, capazes de neutralizar fisicamente indivíduos sem causar lesão, além de coletes balísticos, espargidores de gás pimenta e gás lacrimogêneo, e novos uniformes para a Guarda Civil, Vigilância Patrimonial e Defesa Civil.