O incêndio que atingiu a Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade” (Feena), nesta quinta-feira (11) destruiu mais de 10 hectares, o que corresponde a 100 mil m² da área da mata. O fogo começou na região da Trilha dos Nove e se alastrou pela área da floresta.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Danilo de Almeida Kuroishi, o incêndio teve início por volta das 13 horas e se estendeu até às 23 horas. Para controlar as chamas foi necessária uma força tarefa com as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, funcionários da Feena e o apoio dos funcionários do Daae e da Usina Iracema com os caminhões pipa para ajudar a abastecer o caminhão de combate a incêndios dos bombeiros. Na manhã desta sexta-feira (12), as equipes continuam trabalhando para fazer o rescaldo e combater alguns focos de incêndio na floresta.
Segundo dados registrados pela Defesa Civil, na quinta-feira, o município atingiu 10% de umidade relativa do ar, a mais baixa registrada até agora em Rio Claro. A temperatura máxima registrada foi de 35,7º.
O combate a incêndios florestais é um dos mais complicados, explica o diretor Danilo. “Se houver vento, as condições de trabalho ficam ainda mais difíceis, pois o material para combustão é abundante”, comenta. “As pessoas precisam se conscientizar que limpar terrenos com queimadas é perigoso e pode colocar a vida de centenas de pessoas em risco”, alertou.