A Defesa Civil de Rio Claro e o grupo de pesquisa GestaFUV do Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação da UNESP foram premiados em 1º lugar no II Simpósio Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Unesp com o trabalho “Tecnologia da Informação no Apoio a Gestão de Riscos e Eventos Extremos pela Defesa Civil Municipal” .
O trabalho está inserido em projeto de extensão universitária e pretende auxiliar o gestor público no cumprimento da Lei Federal nº 12.608, de 10/04/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNDEC) e, entre outras disposições, autoriza a criação de um sistema de informação para monitoramento de desastres através do desenvolvimento de um sistema de monitoramento de ocorrências da Defesa Civil.
Esse sistema tem o objetivo de agilizar o atendimento, principalmente em casos de desastres extremos, aumentando as possibilidades de preservação de vidas humanas. Os dados são armazenados em um banco de dados, com suporte a dados geográficos, que será mantido pelo próprio órgão (DCRC). Este banco de dados poderá facilitar a tarefa de gerar relatórios e outros documentos usados pelos seus agentes e funcionários, além de servir de base para a aplicação da referida lei no seu artigo 5º, item VI, onde é citado como um dos objetivos do PNDEC o estímulo a cidades resilientes e os processos sustentáveis de urbanização.
O sistema permitirá que as ocorrências sejam visualizadas e atualizadas com rapidez, possibilitando que ações emergenciais e reparadoras sejam tomadas de maneira eficaz. Adicionalmente, esse sistema permite que outros órgãos públicos e privados sejam acionados rapidamente, com tempo de resposta adequado para executarem suas ações pertinentes e poderá ser utilizado na elaboração de mapas de riscos e mapas de suscetibilidades do município, além de ajudar na elaboração do plano municipal de defesa civil e na realização de análises geoestatísticas de apoio ao gestor público.
Trabalharam na pesquisa: Maria Cecília V. S. Carneiro, Farid Nourani, Frank José Afonso, José Silvio Govone, Danilo de Almeida Kuroishi, Luiz Afonso Polezi, José Gustavo Viégas Carneiro, Fernando P. Bittencourt, Fernando H. M. Del Rio, Danilo H. Yamashita e Samuel D. M. de Souza.