“Foi o melhor carnaval de Rio Claro dos últimos anos também no aspecto de segurança”. A avaliação do secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, José Gustavo Viegas Carneiro, resume o clima vivido pelos rio-clarenses e visitantes nos cinco dias de carnaval em Rio Claro.
A mudança dos desfiles das escolas e samba e blocos da Avenida Visconde para a Rua 3-A e o acerto no plano de trabalho estabelecido são apontados como principais motivos para a diminuição no número de ocorrências.
“Registramos principalmente infrações de trânsito”, afirma José Sepúlveda, comandante da Guarda Civil Municipal. “Nenhuma ocorrência com gravidade”, conclui. A informação é confirmada em boletim do comando da Polícia Militar, divulgado na tarde desta quarta-feira.
O boletim da PM afirma ainda que “a região escolhida este ano favoreceu o planejamento e a execução do policiamento, facilitando a mobilidade das viaturas policiais, o trânsito dos veículos e pedestres que fluiu normalmente sem qualquer congestionamento fora do normal para época e sem tumultos”.
De acordo com a Polícia Militar, os ”acidentes de trânsito com e sem vítimas foram abaixo do normal para o mesmo período dos anos anteriores, resultado da intensificação das operações Direção Segura, com o uso do etilômetro para a constatação do uso de bebidas alcoólicas por parte de condutores de veículos”.