A Prefeitura de Rio Claro deverá entregar oficialmente nas próximas semanas mais uma nova viatura para o Corpo de Bombeiros local. “Trata-se de um veículo Fiat Doblò, que já se encontra na cidade e passa atualmente por um processo de adaptação para ser utilizado em operações de pequenos resgates”, esclarece o titular da pasta municipal, de Segurança e Defesa Civil, José Gustavo Viegas Carneiro.
Este é o quinto veículo novo que o município repassa ao Corpo de Bombeiros local desde o início da atual administração, em 2009. Anteriormente foram entregues um caminhão autobomba, adquirido no governo passado e pago na gestão do prefeito Du Altimari, além de dois veículos Gol e uma perua tipo Kombi, da Volkswagen. O investimento teve óbvia repercussão no reaparelhamento da corporação, cujos serviços são tradicionalmente bem avaliados pela população.
Tanque de mergulho
Os investimentos do município no Corpo de Bombeiros de Rio Claro, contudo, vão além dos veículos. Recentemente, em meados de setembro, o prefeito Du Altimari e o secretário Viegas participaram da entrega das obras de reforma do tanque de mergulho com cinco metros de profundidade, que configura estrutura fundamental para a capacitação e treinamento dos bombeiros especializados em resgates e buscas em águas profundas. O ato foi encerrado com almoço oferecido pelo comandante tenente Kleber Moura de Oliveira e equipe do Corpo de Bombeiros local.
O tanque reformado acumulava quase três décadas sem manutenção apropriada, o que acabou ocasionando vazamentos na estrutura e outros problemas decorrentes do longo período de uso. As reformas desenvolvidas, no entanto, devolveram ao equipamento condições apropriadas de utilização. “Um investimento plenamente justificado, necessário e prioritário, de vez que o tanque é um dos poucos existentes nas unidades dos bombeiros do estado de São Paulo e tem uma programação de treinamentos contínua, atendendo bombeiros do município e de todo o interior paulista”, acentua Viegas.
Junto com a recuperação do tanque, a Prefeitura “também vem contribuindo com a aquisição de equipamentos de mergulho, que melhoram o desempenho dos mergulhadores e, evidentemente, tornam as operações de salvamento e resgate mais seguras e precisas”, lembra o prefeito Du Altimari.
Por conta desse investimento específico na reforma do tanque, Rio Claro receberá na próxima semana bombeiros de todo o estado que participarão do Curso de Formação de Salvamento em Profundidade. O treinamento, de nível técnico elevado, terá duração de 45 dias.
Nutrição de qualidade
Outro aspecto relevante na parceria da Prefeitura de Rio Claro com o Corpo de Bombeiros, foi a contratação, pela Secretaria de Segurança e Defesa Civil, de uma nutricionista, que vem atuando há alguns meses. Sua tarefa inicial foi conhecer as necessidades calóricas dos profissionais, readequação do cardápio, introdução de alimentação balanceada e saudável. ”O trabalho incluiu avaliação médica, com aplicação dos princípios da reeducação alimentar”, observa Viegas.
Em poucos tempos os efeitos da mudança se fizeram sentir. “Os bombeiros avaliam que a disposição física melhorou significativamente e percebem ganhos também na qualidade de vida”, acrescenta o secretário.