Equipamentos de comunicação passarão a utilizar tecnologia digital
Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, conseguiu a autorização da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) para utilizar freqüência digital nos equipamentos de comunicação da Guarda Civil, Defesa Civil e da Vigilância Patrimonial.
O comandante da Guarda Civil, José Sepúlveda, informou que a partir de agora todos os equipamentos de comunicação, sejam eles móveis, fixos, portáteis e repetidoras, possuem licença para uso da freqüência digital e, por isso, a Secretaria de Segurança está migrando para a tecnologia digital.
O projeto faz parte dos investimentos que a administração municipal vem fazendo de forma continuada na área de segurança pública. A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil foi reestruturada e está sendo reaparelhada, os recursos disponibilizados estão sendo destinados para a construção das novas sedes, renovação da frota, treinamento dos guardas, aquisição de equipamentos, munição e uniformes.
Comunicação digital
A tecnologia digital impede a interceptação de dados policiais e mensagens trocadas pelos setores de segurança. Toda conversa via rádio digital é criptografada, ou seja, não pode ser interceptada. Além da voz, a via digital permite o fluxo de imagens e dados. A composição do sistema de radiocomunicação é feita por módulos, subsistemas e milhares de equipamentos sem os quais não seria possível a transmissão de informações entre os guardas.