Preparativos para o Campeonato Mundial de Balonismo, que será realizado de 17 a 27 de julho, em Rio Claro, prosseguem com iniciativas em várias frentes. Nesta sexta-feira, 6, representantes da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Elektro, Polícia Civil, Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e de secretarias municipais reuniram-se para debater os vários aspectos de segurança que envolverão o evento internacional.
Felicity Clegg, profissional que atuará como oficial de segurança do evento, participou da reunião e ressaltou aos participantes a importância do setor para o sucesso do evento.
Os setores envolvidos com a questão de logística e segurança do campeonato, que trará à cidade balonistas de várias regiões do mundo, contribui para aprimorar a organização e garantir um espetáculo inesquecível para a população de Rio Claro e os turistas que estarão se hospedando na cidade.
Na medida em que o Mundial de Balonismo se aproxima, outras iniciativas já indicam o comprometimento da cidade com a competição. Há dias, discutiu-se a preparação de cardápios bilíngües (Inglês-Português) por bares e restaurantes, visto que o Inglês é a idioma oficial a ser adotado na competição internacional.
Proprietários destes estabelecimentos e do setor hoteleiro também receberam a recomendação de fornecerem a seus funcionários noções básicas de Inglês, para facilitar o contato com autoridades, equipes e pilotos estrangeiros, o que é fundamental no turismo receptivo.
A tradição de boa hospitalidade e de servir boa comida é uma das características mais evidenciadas pelos turistas que visitam Rio Claro, como ficou demonstrado nas pesquisas realizadas pela empresa Strategia Consultoria Turística, que elaborou o Plano de Desenvolvimento Turístico de Rio Claro, entregue oficialmente à prefeitura no início do mês passado.