MENU

accessible_forward Acessibilidade
05 de abril de 2011 Segurança e Defesa Civil

Rio Claro inicia Geduc, programa contra drogas nas escolas

A Prefeitura de Rio Claro lança nesta quarta-feira, 6, às 8h, o programa Geduc – Guarda Educacional, que será aplicado numa parceria acordada entre as secretarias municipais de Educação e de Segurança e Defesa Civil.

O projeto piloto do programa será desenvolvido neste primeiro semestre apenas na Escola Municipal Jardim das Palmeiras, o CAIC, localizado no Jardim Brasília, onde será feito o lançamento com a presença do prefeito Du Altimari e dos titulares das pastas de Educação e Segurança, respectivamente Heloisa do Carmo e José Gustavo Viegas. A solenidade terá, ainda, a participação de diretores, professores, alunos e funcionários daquele estabelecimento e da comunidade.

O Geduc apresenta uma proposta inovadora para dialogar com os estudantes sobre um dos mais devastadores fenômenos do mundo contemporâneo: as drogas. E o problema, conforme diretriz do programa, deverá ser enfrentado considerando a questão do ponto de vista da presença das drogas no ambiente escolar. Tratado, comumente, sem a profundidade e a didática adequadas ao universo dos estudantes, o assunto, com a introdução do Geduc nas escolas, deverá ganhar uma abordagem mais pertinente ao público a que se destina, no caso, alunos do 3º ano do ensino fundamental.

Os temas serão abordados pelo pessoal da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, que tem sob sua responsabilidade também a Guarda Civil Municipal. A GCM, aliás, terá papel importante na disseminação deste debate entre os estudantes. “Temos a perfeita noção de que o envolvimento com as drogas começa cada vez mais cedo, e isso é confirmado pelas estatísticas no mundo todo”, afirma a secretária Heloisa. “Da mesma forma, também sabemos que crianças e adolescentes que se encontram numa fase de transformações, de mudanças, são alvos preferenciais dos traficantes, que encontram facilidade neste aliciamento se o garoto ou a garota não estiverem bem informados, cientes do perigo representado por essas substâncias e preparados para dizerem não”, acrescenta o secretário Viegas.

A implantação do Geduc no CAIC será acompanhada pela distribuição de uma cartilha, editada pela Secretaria de Educação a partir do trabalho inicial desenvolvido pela Secretaria de Segurança e Defesa Civil. “Nós revisamos e procuramos ajustar o texto à compreensão dos alunos, complementando o trabalho da secretaria de Segurança”, explica Luciane Oliveira, coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação.

Skip to content