Cidades da região vão participar das atividades organizadas pela prefeitura de Rio Claro.
Começa nesta quarta-feira (4) em Rio Claro a edição 2020 do ciclo de atualização técnica de Defesa Civil. Organizado pela prefeitura, o curso tem abertura programada para as 9h30, no anfiteatro do Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro (Avenida Santo Antonio Maria, 1724, Jardim Claret). A aula inaugural terá palestras do chefe da Casa Militar de São Paulo e coordenador da Defesa Civil do estado, coronel Walter Nyakas Júnior, e do coordenador regional da Defesa Civil da região de Campinas, Sidney Furtado Fernandes.
O coronel Nyakas Júnior falará sobre a importância das defesas civis para os municípios e Furtado fará explanação a respeito de cidades resilientes, que são aquelas preparadas para prevenir e, se não for possível evitar, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de desastres. Após as duas apresentações, o evento será aberto para perguntas da plateia e dos órgãos de imprensa.
O curso é voltado aos que trabalham direta ou indiretamente na área de defesa civil de Rio Claro e também da região. Cidades como Americana, Pirassununga e Cordeirópolis terão representantes no ciclo de atualização técnica.
O curso seguirá ao longo deste mês, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 12h30. Serão 70 horas/aula, com certificado concedido ao final das atividades. As aulas teóricas serão realizadas na sede da Defesa Civil de Rio Claro e haverá aulas práticas em ambientes externos. O conteúdo programático será desenvolvido por integrantes da Defesa Civil de Rio Claro, Instituto de Pesquisa Tecnológica, Corpo de Bombeiros, Fundação Municipal de Saúde, de setores da prefeitura como Agricultura e Meio Ambiente e outros.
Entre os temas que serão abordados estão o Plano Preventivo de Defesa Civil, pronto socorrismo, técnicas de resgate de vítimas em áreas alagadas, segurança em edificações, prevenção a risco de deslizamentos e combate a incêndios florestais. A atividade final do curso será um simulado de ação contra o fogo em florestas.
A iniciativa conta com parceria da unidade de Rio Claro do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia e tem reconhecimento do Ministério da Educação. Haverá certificado para quem cumprir a exigência mínima de presença nas aulas.