Durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada na tarde desta sexta-feira (9), o prefeito Du Altimari reiterou o interesse do município de Rio Claro em participar do programa “Crack, é possível vencer”, desenvolvido pelo governo federal.
O pedido foi feito pessoalmente a Maurício Sponton Rasi, do gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que esteve em Rio Claro para participar da reunião. “Rio Claro se mostra bem preparada para pleitear novos apoios do governo federal no setor de segurança pública”, afirmou Rasi, que entregou ao prefeito um certificado pela atuação do município na construção da Política Nacional de Segurança Pública, por intermédio do GGIM. Recentemente, o município já havia manifestado interesse pelo programa em ofício à Regina Maria Filomena De Luca Miki – secretária nacional de segurança pública.
Lançado em dezembro de 2011, o programa “Crack, é possível vencer” é um conjunto de ações do governo federal para enfrentar o crack e outras drogas. Com investimento de R$ 4 bilhões e articulação com os estados, Distrito Federal e municípios, além da participação da sociedade civil, a iniciativa tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção. O programa conta com ações dos ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos.
“Nossa expectativa é de que Rio Claro seja atendida com este programa para que tenhamos mais uma ação para o setor de segurança”, afirmou o prefeito Du Altimari. “As câmaras de monitoramento, que implantamos com o apoio governo federal, têm cumprido um papel importante”, lembrou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Agnelo da Silva Matos Neto, ressaltou que o programa permitirá a integração de diferentes setores no combate às drogas e recuperação da saúde dos usuários. Os vereadores Júlio Lopes e Raquel Picelli também participaram da reunião, juntamente com o delegado seccional de Polícia, Francisco Martins Hopper, o secretário municipal de Segurança, José Sepulveda, e demais membros do GGIM.