Aula inaugural foi realizada na quarta-feira (4) com palestra do coordenador regional da Defesa Civil.
Rio Claro iniciou na quarta-feira (4) a edição 2020 do ciclo de atualização técnica de Defesa Civil. “Investimentos em equipamentos e viaturas têm sido realizados e são importantes, porém ainda mais importante, é proporcionar conhecimento e capacitar as equipes para que o serviço tenha ainda mais qualidade”, frisou o prefeito João Teixeira Junior na abertura da programação, realizada no anfiteatro do Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro.
“O ciclo de atualização é fundamental para o aperfeiçoamento das equipes e, ano após ano, esse treinamento tem alcançado mais profissionais, preparando-os para atuarem de maneira preventiva e reativa nos momentos de adversidades”, observou Marco Antonio Bellagamba, secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.
“Nosso propósito é buscar conhecimento para exercer o trabalho da maneira mais profissional possível”, destacou Wagner Araújo, diretor da Defesa Civil de Rio Claro.
O ciclo de atualização técnica tem certificação do Ministério da Educação, conforme lembrou Marcelo Camacho de Souza, diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A importância do trabalho realizado pela Defesa Civil foi ressaltada em ofício encaminhado pelo presidente da Câmara Municipal, André Godoy, e endossada em fala do vereador Geraldo Voluntário. Também estiveram presentes na aula inaugural o comandante do 2º Subgrupamento dos Bombeiros, capitão Marcelo Augusto Catelani; e tenente Larissa Fernanda Marcucci Sanches, comandante do 1º Pelotão da 2ª Companhia da Polícia Militar Rodoviária.
O público acompanhou palestra ministrada pelo coordenador regional da Defesa Civil da região de Campinas, Sidney Furtado Fernandes, que falou a respeito de cidades resilientes, que são aquelas preparadas para prevenir e, se não for possível evitar, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de desastres.
O curso é voltado aos que trabalham direta ou indiretamente na área de defesa civil de Rio Claro e também da região. Cidades como Americana, Pirassununga e Cordeirópolis terão representantes no ciclo de atualização técnica.
Com aulas práticas e teóricas, o curso seguirá ao longo deste mês. O conteúdo programático será desenvolvido por integrantes da Defesa Civil de Rio Claro, Instituto de Pesquisa Tecnológica, Corpo de Bombeiros, Fundação Municipal de Saúde, de setores da prefeitura como Agricultura e Meio Ambiente e outros. A iniciativa conta com parceria da unidade de Rio Claro do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia.