Dados divulgados pela Secretaria Estadual da Segurança Pública apontam redução da criminalidade em Rio Claro de janeiro a setembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os indicadores criminais e outros temas da área de segurança foram tema de reunião realizada nesta sexta-feira (24) entre representantes do governo municipal, da Câmara e da Polícia Militar, representada pelo coronel Lourival da Silva Junior, comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior Nove).
Nos primeiros nove meses de 2017 em Rio Claro foram registrados 17 homicídios dolosos contra 22 em 2016, queda de 22,72%. No mesmo período, roubos gerais caíram de 1008 para 702, queda de 30,35%, roubos de veículos de 269 para 215 (20,07%) e furtos de veículos de 525 para 393 (25,14%).
Na reunião de sexta-feira, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, elogiou a postura do comandante da PM de estar sempre presente em Rio Claro e manter diálogo aberto com o município. “Obrigada por colocar a PM à disposição e pelo trabalho conjunto realizado em prol de garantir a segurança da população”, disse.
O vice-prefeito e secretário municipal da Segurança, Marco Antonio Bellagamba, observou que o trabalho conjunto realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) com a Polícia Militar precisa de avaliação periódica. “Esse trabalho necessita ser reavaliado periodicamente para corrigir eventuais falhas e para que os resultados sejam cada vez mais positivos”, pontuou Bellagamba destacando a importância de preservar a integração das forças de segurança.
O coronel Lourival reforçou a importância da integração e parceria entre as forças de segurança para melhoria dos serviços prestados à comunidade, além de apresentar indicadores criminais da região. De acordo com ele, de maneira geral Rio Claro e as demais cidades que compõem o CPI-9 têm números positivos, o que demonstra que o trabalho realizado tem dado resultado. “Precisamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais esses índices”, afirmou.
André Godoy, presidente da Câmara Municipal, manifestou preocupação quanto à cessão de policiais de Rio Claro para reforçar a segurança no litoral no Verão. “Não podemos dispor de homens se houver prejuízos à segurança da população”, frisou o parlamentar. O comandante do CPI-9 informou que as ações da corporação no litoral serão realizadas de maneira a não prejudicar os municípios. O diretor municipal de Segurança, Luiz Alberto Irikura, também participou da reunião.