Dos 100 jovens que prestarão o serviço militar em Rio Claro este ano, 72 são voluntários, número recorde – conforme observa o subtenente Agnaldo José Heleodoro de Arruda, chefe de instrução do Tiro de Guerra local. “No ano passado foram 25 que se prontificaram a fazer o serviço militar”, compara. “Isto valoriza ainda mais a participação destes jovens e demonstra a responsabilidade que têm e o compromisso com o País”, afirma Heleodoro. Rio Claro teve mais de 1.500 alistamentos.
Para o prefeito Du Altimari, o envolvimento dos atiradores com as causas sociais é outro ponto de destaque no Tiro de Guerra. “Anualmente vocês têm colaborado com o Fundo Social de Solidariedade em atividades como as campanhas do agasalho e a de alimentos”, disse Altimari no sábado (23) pela manhã durante o evento de incorporação dos novos recrutas, que ficarão em serviço até 1º de dezembro.
Na condição de diretor do Tiro de Guerra, Altimari ministrou a aula inaugural aos atiradores, que contou com a presença de familiares. O prefeito destacou que o serviço militar é um momento ímpar na vida de cada jovem e reafirmou o propósito do governo municipal em investir nas ações voltadas ao público jovem. “Vamos manter como uma das preocupações centrais a oportunidade e a preparação dos jovens, com atenção especial para o setor educacional”, afirmou Altimari, acrescentando que a Prefeitura está em entendimento com o governo federal para instalar em Rio Claro um Instituto Federal de Educação e, com o governo estadual, para uma Faculdade de Tecnologia. “São duas unidades que oferecerão novos cursos e uma melhor preparação profissional”, ressaltou.
Do evento de sábado no Tiro de Guerra também participaram o delegado da 7ª Delegacia do Serviço Militar – tenente Jorge Alan Sales de Carvalho, o primeiro-sargento Stênio Marcos de Castro, o delegado de Polícia Rodrigo Marcel Porto, o deputado Aldo Demarchi, os vereadores João Zaine, Julinho Lopes, Anderson Christoletti e Geraldo Voluntário, e o administrador da Guarda Mirim – Rinaldo Batista.
Foto: Guilherme Martelli