MENU

accessible_forward Acessibilidade
15 de maio de 2010 Segurança e Defesa Civil

Solenidade cívica marca o aniversário de 14 anos de GCM de Rio Claro

Prefeito Du Altimari durante a solenidade na Guarda Civil Municipal de Rio Claro.

Prefeito Du Altimari durante a solenidade na Guarda Civil Municipal de Rio Claro.

     Durante o evento o prefeito Du Altimari anunciou novos investimentos em segurança, através do Programa Nacional de Segurança e Cidadania.
 
 
     A solenidade cívica de comemoração ao 14º aniversário da Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Claro realizada na manhã de sexta-feira, 14 de maio, na sede da corporação, reuniu autoridades civis e militares que, nos últimos anos, colaboraram e participaram de forma significativa com a corporação.

     Desde a sua criação em 15 de maio de 1996, a guarda civil trabalha com o objetivo de proteger os bens, serviços e instalações públicas, sendo que nos últimos anos, a tropa ganhou força em sua atuação pela segurança da população, desenvolvendo ações de policiamento preventivo comunitário, em apoio às policias Militar e Civil.

     Em seu discurso, o prefeito Du Altimari destacou a importância da integração dos comandos das polícias Militar, Civil e da Guarda Civil no combate à criminalidade. “Essa unidade nas ações tem como resultado a redução nos índices de criminalidade, conforme apontam as estatísticas da Polícia Civil”, avaliou. O prefeito lembrou também dos investimentos de cerca de R$ 1 milhão feitos na estruturação e descentralização da corporação, reforma e ampliação da sede, compra de viaturas, armamentos, fardamento, entre outros. Durante a solenidade, Altimari anunciou ainda a liberação de recursos na ordem de R$890 mil do Pronasci – Programa Nacional de Segurança e Cidadania, do Governo Federal, para a compra de aproximadamente 40 câmeras de alta tecnologia para monitoramento eletrônico de pontos estratégicos do município e investimentos em inteligência policial.

     A vice-prefeita e secretária de Governo, Olga Salomão, falou da importância da presença das mulheres na corporação. Olga destacou o trabalho desenvolvido pelos agentes para garantir o direito às pessoas de viver com segurança, respeitando as instituições.

     O secretário de Segurança e Defesa Civil, José Gustavo Viegas Carneiro, lembrou os GMs Ivoneu Roberto Braga e Antonio José Bonaldo, mortos em março de 2004, no cumprimento do dever. O secretário citou ainda algumas das 56 ações estruturantes e dos investimentos feitos pelo governo municipal na Guarda Civil no período de janeiro de 2009 a abril deste ano.
 
 
Homenagens
 
     Durante a solenidade, sete guardas que mais se destacaram no ano de 2009, foram diplomados com certificado de reconhecimento público. 37 guardas civis que neste ano completam 14 anos de serviços também receberam homenagens.
 
Presenças

     Prestigiaram o evento: A presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Rosana Pinhatti Altimari,  secretários municipais, e os vereadores Sérgio Desiderá, Raquel Picelli, Maria do Carmo Guilherme, Ricardo Lemes, e Valdenir Dias da Silva, o Pitico. Estiveram presentes ainda o comandante interino do 37º Batalhão da PM, Armando César Guilherme, o Comandante da 1º Cia de RC, Cap PM, Luis Alberto Irikura e o Delegado Seccional, Antonio Luis Tuckumantel. O Tiro de Guerra 02-032 também esteve representado, pelo 1º sargento Agnaldo José Heleodoro, 1º sargento Walton Ávila Ferreira, tenente Cortes, da Junta do Serviço Militar, secretária Zarif e pelos atiradores. Da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro– Acirc –, marcou presença Fernando Mayer, diretor de promoções. A Unesp, a Adesg, a OAB, e os Conselhos Municipais de Segurança foram outras entidades representadas no evento.

Skip to content