O Tiro de Guerra de Rio Claro está qualificado entre os melhores do estado de São Paulo. A confirmação do destaque rio-clarense veio com a inspeção final do ano de 2010, na tarde de 21 de outubro, quando os atiradores que estão se formando passaram pela inspeção do Coronel Roberto Gueiros da Silva, chefe da seção de Tiros de Guerra da 2ª Região Militar.
Sob um sol escaldante, os atiradores foram avaliados em uma formatura onde ocorreu a incorporação da bandeira, ponto alto da inspeção. Os atiradores também passaram por Ordem Unida, Treinamento Físico Militar e uma prova teórica, tendo que alcançar média 8,0 em todas as atividades inspecionadas.
Os atiradores locais atingiram a nota média 9,1, o que coloca o Tiro de Guerra 02-032 entre os melhores de um total de 72 do estado de São Paulo, conforme informou o Coronel Gueiros ao 1º Sargento Heleodoro, chefe da instrução, e ao 1º Sargento Walton, Instrutor do TG.
Para Heleodoro, essa ação dos atiradores matriculados no corrente ano confirma que o Serviço Militar Obrigatório anda lado a lado com o desenvolvimento da cidade, através do acordo de cooperação entre a Prefeitura de Rio Claro e a 2ª Região Militar.
“Procuramos formar reservistas na sua cidade natal, onde têm seu estudo, seu emprego e o seio da família. Hierarquia e disciplina, o culto aos heróis e aos fatos históricos da nação e do município estão entre nossas metas, envolvendo estes jovens em atividades que despertam a responsabilidade social e ambiental, além da solidariedade”, afirma Heleodoro, que faz um destaque especial para as empresas que empregam estes atiradores e “compreendem e colaboram neste momento importante de suas vidas”.
A solenidade de formatura contou com a presença do secretário municipal de Segurança, José Gustavo Viegas Carneiro, e do Coronel PM R1 Guerra. O Coronel Gueiros fez uma visita ao prefeito Du Altimari, que comentou o empenho de cada atirador em colaborar com os sargentos para que o Tiro de Guerra local se colocasse numa posição de destaque.